Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, apresentou, nesta terça-feira (12/09), o “MP em Mapas”, na COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro) O evento atraiu integrantes da comunidade acadêmica interessados em desenvolver projetos de pesquisa que utilizem dados abertos.
A apresentação da maior plataforma de dados abertos do Estado do Rio de Janeiro também contou com a presença do subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto.
Em parceria inédita com a COPPE, o MPRJ vai viabilizar que alunos de graduação da disciplina Gestão da Inovação sejam capacitados na sua plataforma digital. Sob orientação do professor Marcos Cavalcanti, durante um semestre, os estudantes terão a oportunidade de trabalhar as centenas de camadas de informações do “MP em Mapas” sobre as quais farão suas monografias.
Com o trabalho, eles poderão propor soluções relacionadas à atuação de diversas instituições, por meio de aplicativos ou softwares. A COPPE/UFRJ é o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.
Gussem destacou a relevância do convite e da parceria. A COPPE/UFRJ é reconhecida como o grande berço da tecnologia e da ciência do Brasil. Estar aqui é a certeza de que trilhamos o caminho certo. As instituições que integram o sistema de justiça precisam, urgentemente, se reestruturar. O MPRJ em razão da sua formação constitucional é um grande produtor de conteúdos. Seremos uma grande fonte de informação.
Lima Neto, por sua vez registrou a qualidade da equipe do "MP em Mapas" e as novas perspectivas que estão por vir. Junto com o Centro de Pesquisas faremos análises detalhadas das estruturas governamentais. "A COPPE/UFRJ é a pioneira na aproximação da academia com a sociedade e para nós do MPRJ isso, por si, já seria o suficiente para nos aproximar. Temos parcerias com várias instituições de ensino e pesquisa, mas, no desenvolvimento da nossa plataforma digital atuaremos exclusivamente com a COPPE/ UFRJ.
O evento foi aberto pelo diretor geral da COPPE/UFRJ, professor Edson Watanabe que demonstrou sua preocupação com o estado de corrupção instalado no Brasil, observando a importância da parceria entre a Instituição que dirige e o MPRJ. Por fim a professora Luciana Sodré do Open Data Instituti (ODI/Rio) falou sobre a cultura dos dados abertos na sociedade do conhecimento. "esse é um caminho sem volta. O MPRJ é um grande parceiro e faremos um trabalho de referencia e transformação na gestão pública".
(Dados coletados diariamente)