Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Governo do Estado do Rio firmaram nesta sexta-feira (03/05), no Palácio Guanabara, uma parceria de compartilhamento de dados para que a sociedade fluminense tenha acesso a uma plataforma digital que permita a visualização, transparente e ágil, dos recursos orçamentários estaduais aplicados, bem como informações relacionadas à gestão das políticas públicas.
A parceria será viabilizada pelo MPRJ ao disponibilizar a infraestrutura de big data de sua ferramenta “MPRJ em Mapas” e sua equipe de data science para gerar informações e análises a partir dos dados compartilhados pelo governo estadual, provenientes das 23 secretarias de Estado. A plataforma desenvolvida pelo MPRJ reúne, por meio de inteligência artificial, dados georreferenciados relacionados a diferentes áreas no estado e, agora, servirá de base para um portal governamental.
Para o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, que assinou o convênio, a parceria é um grande passo para tornar a administração pública fluminense mais moderna e eficiente. “Posso dizer que este é o momento mais emblemático na minha carreira no MPRJ. Estamos dando hoje um passo importantíssimo para a revitalização do Estado do Rio, com o objetivo de otimizar recursos, racionalizar custos e tornar os serviços prestados ao cidadão mais eficientes. Reverter a atual situação do estado é tarefa que cabe a todos nós, que ocupamos cargos de liderança em postos públicos. Por isso, a adoção de práticas comuns aos governos digitais é de fundamental importância”, destacou o PGJ.
O governador Wilson Witzel afirmou que a parceria firmada com o MPRJ será de extrema importância para que o Estado do Rio possa prestar serviços melhores à população e se recuperar do desequilíbrio fiscal vivido atualmente. “Para o Governo do Estado é uma grande satisfação replicar boas iniciativas implantadas por outros entes públicos para que possamos nos afastar cada vez mais do 27º lugar que ocupamos atualmente no ranking nacional de solvência fiscal”, afirmou Witzel.
A parceria permitirá uma melhor análise da aplicação das políticas públicas. Desta vez, um convênio único disponibilizará as informações de todas as pastas do Estado. “Conseguimos conectar todas as estruturas de informação de dados de controle e transparência do Estado em um único lugar. Isso gera uma potência de relacionamento entre esses dados que é inédita e acarretará muito valor para a visão da gestão.”, ressalta o coordenador da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG/MPRJ), promotor de Justiça Pedro Borges.
Além do convênio firmado com o MPRJ, na mesma cerimônia o governador assinou uma parceria com o secretário nacional de governo digital do Ministério da Economia, Luiz Felipe Monteiro, para integrar uma base de dados fornecidos por todos os estados do país, através do domínio www.gov.br. “Essa parceria é um sinal de que o Rio de Janeiro hoje respira novos ares, de modernidade e de gestão, assim como o estado do Rio Grande do Sul, primeiro a assinar este convênio conosco. Calculamos que, com novas adesões de estados e implantando práticas de gestão digitais, podemos economizar cerca de R$ 50 bilhões por ano, apenas no âmbito federal”, destacou o secretário nacional.
(Dados coletados diariamente)