Manifestações
Informativo de Manifestações
Manifestante Bruno Ferreira Teles
Promotoria de Justiça junto à 21ª Vara Criminal.
Promoção de arquivamento do inquérito em que o manifestante Bruno Ferreira Teles é acusado de atirar um coquetel molotov em direção a policiais militares durante manifestação ocorrida em 22 de julho de 2013, em frente ao Palácio Guanabara, Zona Sul do Rio. Não havia indícios para a acusação.
O arquivamento foi acolhido pela juíza Ana Luiza Coimbra Mayon Nogueira, no dia 29 de julho de 2013.
Número de distribuição no TJ-RJ: 0252841-29.2013.8.19.0001
Abusos cometidos por policiais militares nas manifestações
Portaria de Instauração de Procedimento Investigatório Criminal Militar
2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar.
A investigação foi instaurada no dia 19 de junho de 2013 para apurar excessos praticados por policiais militares durante as manifestações realizadas nas imediações do Maracanã e da Alerj, nos dias 16 e 17 de junho. O objetivo é investigar eventuais abusos de autoridade contra cidadãos e seus direitos de manifestação, livre expressão de pensamento e de ir e vir.
Na portaria a Promotoria requer que o Batalhão de Choque remeta um relatório das operações de manutenção da ordem pública durante as manifestações, que o 5º BPM envie a identificação de todos os policiais militares envolvidos nos eventos, que a Polícia Militar remeta as normas referentes ao emprego de armas não letais e que o Centro Integrado de Comando e Controle envie as imagens captadas das câmeras.