NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe o secretário estadual de Fazenda e apresenta as funcionalidades do 'MP em Mapas'
Publicado em Tue Jan 29 18:06:14 GMT 2019 - Atualizado em Tue Jan 29 18:06:41 GMT 2019

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu nesta terça-feira (29/01), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o secretário estadual de Fazenda, Luiz Claudio de Carvalho. Ao lado do subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, do subcoordenador do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ), promotor Eduardo Campos, e do coordenador da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG), promotor Pedro Mourão, o PGJ apresentou a plataforma digital ‘MP em Mapas’, responsável por detalhar dados de diferentes áreas com o uso de inteligência artificial, aperfeiçoando o trabalho da instituição.

“O setor público nunca se enxergou em nosso Estado e, através do investimento realizado no ‘MP em Mapas’, conseguimos entrar em cada equipamento público e verificar sua eficiência, através do conceito de governos abertos que temos adotado no MPRJ. Por isso, acreditamos ser muito importante estabelecer uma parceria com a Secretaria de Fazenda, pois a integração com os diferentes setores do governo possibilita que tenhamos uma administração pública cada vez mais digital e transparente”, declarou Gussem.

Durante a apresentação conduzida por Pedro Mourão, responsável pelo ‘MP em Mapas’, o secretário se mostrou muito interessado nos dados apresentados, principalmente os relativos a benefícios fiscais e execuções orçamentárias. Após a visita à sala onde funciona a plataforma digital, Luiz Claudio foi apresentado ao Laboratório de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP/MPRJ), órgão responsável pela produção de relatórios consolidados com os dados orçamentários do Estado e dos municípios fluminenses, apontando possíveis violações às leis orçamentárias e à Lei de Improbidade Administrativa.

“É impressionante observar a capacidade operacional do ‘MP em Mapas’, o que proporciona um trabalho integrado entre os diferentes atores do poder público. Esse trabalho de captação de dados tem se mostrado muito célere e eficaz, com um olhar espacial sobre os fenômenos das mais variadas áreas. É uma ferramenta muito poderosa e a Secretaria de Fazenda se coloca à disposição para realizar uma parceria e compartilhar nossas informações, com o intuito de aperfeiçoar a plataforma e dela também fazer uso”, destacou o secretário.

O ‘MP em Mapas’ é uma família de plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento, focadas na construção de conhecimento para a atividade-fim do MPRJ e reúne, em sua equipe, profissionais de diferentes áreas trabalhando na geração de conhecimento a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados. Através da construção de ferramentas de compartilhamento de dados, de diagnóstico e de cruzamento de dados georreferenciados, permite a interlocução de informações para potencializar a resolutividade do MPRJ, possibilitando uma atuação mais eficiente da instituição.

mp em mapas
institucional
sefaz
resolutividade
375 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar