NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Procurador-geral de Justiça recebe o governador do Estado, Wilson Witzel
Publicado em Fri Feb 01 18:54:40 GMT 2019 - Atualizado em Fri Feb 01 18:53:54 GMT 2019

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu, nesta sexta-feira (01/02), o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. O encontro ocorreu na sala do ‘MP em Mapas’, onde foram apresentadas as principais funcionalidades da plataforma digital e algumas das soluções desenvolvidas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) na área de investigação e ciência de dados.

Eduardo Gussem mostrou ao governador que a instituição passa por uma transformação ao buscar uma atuação científica, voltada para o uso de estatísticas, análise de dados, georreferenciamento e inteligência artificial. Isso aprimora a investigação e permite agir de forma preventiva e resolutiva, em vez da tradicional atuação demandista, junto ao Judiciário. “Nosso foco agora é a entrega, a eficiência. Não posso mais entrar com uma ação sem antes analisar os efeitos que essa ação vai trazer. É nesse sentido que estamos reformulando totalmente a linha de atuação”, disse Gussem.

A apresentação das novas ferramentas foi feita pelo promotor de Justiça Pedro Mourão, coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do ‘MP em Mapas’. No decorrer do encontro, as chefias do Ministério Público e do Executivo estadual perceberam novas possibilidades de parcerias e convênios que podem trazer avanços, principalmente na área de segurança.  Ao fim, Witzel avaliou que o investimento em ciência e tecnologia feito pelo MPRJ vai permitir uma capacidade de investigação muito além da tradicional.

“Eu estive nas delegacias e pude ver que o trabalho de inteligência é muito arcaico. Os delegados estão trabalhando com material em papel, colado na parede da delegacia, enquanto aqui nós vemos uma lousa eletrônica e trabalhos com big data. A polícia perdeu muito a capacidade de inteligência com o sucateamento da última década. Nós vamos recuperar isso, com o conceito de distrito policial, com a conexão de informações com o Ministério Público”, destacou Witzel.

Após a visita ao ‘MP em Mapas’, o grupo foi ao Laboratório de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas  (LOPP/MPRJ), onde foi apresentado às áreas de atuação do laboratório, dedicado a acompanhar de perto a execução orçamentária do Estado e dos municípios fluminenses, realizando análises e diagnósticos que auxiliam o trabalho dos promotores.

O governador veio acompanhado pelo secretário Estadual da Casa Civil, José Luís Cardoso Zamith. Além do PGJ, os representantes do Executivo foram recebidos também pelo subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, pelo subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto e pela Ouvidora-Geral do MPRJ, Denise Fabião Guasque. Ao fim das reuniões, todos participaram da cerimônia de posse dos novos  Promotores de Justiça Substitutos, que ingressaram no XXXV Concurso do MPRJ.

mp em mapas
institucional
inovação
wilson witzel
504 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar