Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Eduardo Gussem, recebeu nesta sexta-feira (21/12) no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) integrantes da Defensoria Publica do estado. Na ocasião, o PGJ a plataforma digital “MP em Mapas”, que reúne de maneira georreferenciada dados e informações de diferentes áreas de atuação no Estado do Rio.
“Nossa expectativa, traduzida através do ‘MP em Mapas’, é abandonar os processos em papel e passar a pautar a nossa atuação em cima da interpretação dos dados. Temos como objetivo tematizar e integrar estas informações para que possamos, cientificamente, estudar os fenômenos sociais, a gestão das políticas públicas e atuar em cima destas premissas”, afirmou Gussem.
A apresentação foi conduzida pelo promotor de Justiça Pedro Mourão, coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do MPRJ. Pela Defensoria, estiveram presentes os defensores Rodrigo Pacheco, Diogo Leite, Leandro Moretti, Marcelo Leão, Alexandre Romo, Paloma Lamego e Viviane Aló.
Rodrigo Pacheco afirmou estar impressionado com as funcionalidades do “MP em Mapas”. “Eu fiquei realmente impressionado com a massa de dados que se consegue sistematizar através da plataforma, o que facilita muito o trabalho desenvolvido. Além de todos os dados oriundos de diferentes fontes você tem ao seu dispor um verdadeiro raio-x dos trabalhos desenvolvidos nas promotorias. Temos total interesse em aprender com essa experiência, que é uma potência em relação à manipulação de dados”, ressaltou.
O “MP em Mapas” é uma plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focada na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MPRJ. Reúne em sua equipe estatísticos, geógrafos, desenvolvedores de software e de inteligência artificial, designers e analistas de Bussiness Inteligence, trabalhando na criação de conhecimento a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados.
(Dados coletados diariamente)