Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu nesta terça-feira (01/10) os prefeitos de Mesquita, Jorge Miranda, e de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O PGJ apresentou aos políticos a plataforma digital “MP em Mapas”, responsável por disponibilizar à população dados e informações relativas ao Estado e aos municípios do Rio, e o Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), criado recentemente para desenvolver projetos que aprimorem a atuação do MPRJ por meio do uso da ferramentas inovadoras, como ciência de dados e tecnologia da informação.
De acordo com o PGJ, a criação do Inova/MPRJ vai fazer com que a instituição dê um salto de qualidade em seus processos de atuação. “O Inova/MPRJ já está estudando cada fase do nosso processo de atuação, fazendo com que, através destes estudos, possamos nos reorganizar e nos reinventar. A ideia principal da criação do Laboratório é aprimorar o papel exercido pela instituição”, destacou Gussem.
O prefeito de Mesquita lembrou que o acompanhamento do MPRJ dos índices dos municípios nas diferentes áreas de atuação, estimula os gestores a cumprirem as metas estabelecidas. “Nós tentamos, apesar da dificuldade financeira que cada cidade tem, exercer a administração pública de maneira qualificada, trazendo retorno à população. Por isso a ideia do ‘MP em Mapas’ é muito interessante, já que demonstra o acompanhamento do MPRJ com relação às políticas públicas desenvolvidas”, afirmou Jorge Miranda.
Já Luiz Antônio da Silva Neves elogiou a maneira transparente com que os dados são disponibilizados à sociedade por meio da plataforma digital. “É importante essa iniciativa pois ela empodera o cidadão e faz com que ele conheça a situação do seu município e ajude nas políticas desenvolvidas pelas administrações. Nós buscamos aprimorar as ferramentas disponibilizadas aos moradores de Piraí, especialmente aqueles que participam dos conselhos populares e que podem, a partir dos dados do ‘MP em Mapas’, conhecer as ações adotadas pela prefeitura e debatê-las conosco”, declarou o prefeito.
(Dados coletados diariamente)