NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe as visitas do secretário de Polícia Civil e do assessor do Gabinete do governador do Rio, com apresentação da plataforma 'MP em Mapas'
Publicado em Wed Jan 23 20:35:46 GMT 2019 - Atualizado em Wed Jan 23 20:35:43 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, na tarde desta quarta-feira (23/01), as visitas do secretário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Vinicius Braga, acompanhado de outros representantes da corporação, e, na sequência, de Roberto Motta, assessor especial do gabinete do Governador, Wilson Witzel. Os dois grupos foram recebidos separadamente pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e assistiram à apresentação dos recursos da plataforma ‘MP em Mapas’ que, lançada em 2015, reúne informações georreferenciadas e estatísticas sobre as diversas áreas de atuação da instituição, permitindo maior compreensão de fenômenos sociais e norteando a atuação de promotores e procuradores de Justiça.

A apresentação foi feita pelo promotor Pedro Borges Mourão, coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do ‘MP em Mapas’, cujos dados abrangem áreas como Educação, Saúde e Meio Ambiente. No campo da Segurança, foram mostrados recursos gerados a partir de dados recolhidos junto a parceiros como o Instituto de Segurança Pública (ISP) e ongs como OTT (Onde Tem Tiroteio) e Fogo Cruzado. É possível efetuar consultas sobre confrontos armados, com a identificação das áreas mais deflagradas, dinâmica das ocorrências policiais, volume de apreensão de armas e drogas, domínio de comunidades por facções criminosas, bem como características e tipificações dos atos por elas cometidos. “Quando mais o Governo do Estado e a Polícia Civil se utilizarem dessa ferramenta digital, maior proveito teremos todos nós, cidadãos deste Estado”, pontuou Pedro Borges.

Eduardo Gussem assim definiu o propósito do desenvolvimento da plataforma, considerada fundamental para a construção de um novo perfil de atuação do MPRJ, com base em valores como resolutividade, transparência e integração, por meio do fortalecimento dos mecanismos de controle, e com atuação preventiva em relação a crimes como corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. “Estamos trazendo para o sistema de Justiça um conceito científico, com a tomada de decisões a partir da apuração, análise e estudo com métrica sobre tudo aquilo que acompanhamos, de modo a planejar nossas ações e reações com maior grau de eficiência”, resumiu o PGJ.

O secretário de Polícia Civil do RJ fez questão de ressaltar a importância da iniciativa. “Fiquei muito impressionado com tudo que nos foi apresentado. Meus delegados de Tecnologia da Informação estão muito animados. Tenho certeza absoluta de que o trabalho conjunto, a ser realizado entre Ministério Público, Polícia Civil e poder Judiciário, todos entrosados, resultará em ganhos concretos para a sociedade. A tendência é vermos, cada vez mais, a inteligência e a tecnologia aplicadas no planejamento das políticas públicas. Ficamos felizes de ver o quanto o MPRJ está adiantado neste campo, e disposto a compartilhar seu conhecimento com outros órgãos de Estado”, pontuou o delegado Marcos Vinicius, que na visita teve as companhias de Fábio Barucke, subsecretário Operacional da corporação; e Flavio Britto, subsecretário de Inteligência; além de delegados e perito criminal.

Logo em seguida, o PGJ recebeu Roberto Motta, assessor do gabinete do Governador, que conheceu os recursos do ‘MP em Mapas’ e também do Laboratório de Análise de Orçamentos e de Políticas Públicas (LOPP/MPRJ). “Essa plataforma é algo difícil de encontrar nas estruturas de Estado, pois utiliza a tecnologia para gerar conhecimento que possibilita a atuação técnica do governo em áreas sensíveis, através dos diversos órgãos de sua estrutura. O LOPP/MPRJ, por sua vez, possibilita uma detalhada análise do planejamento e execução orçamentária dos municípios fluminenses e do Estado. Mais uma vez, temos a fantástica utilização de recursos modernos em prol do cidadão. Sou engenheiro por formação, trabalhei a vida inteira com tecnologia. Já vi inúmeros projetos nesta área, tanto em governos quanto na iniciativa privada. E sei o quanto é raro vermos iniciativas como essa, que combina o avanço tecnológico com a utilidade pública”.

Pelo MPRJ, também participaram dos encontros desta quarta (23/01) os promotores de Justiça Dimitrius Viveiros, secretário-geral da instituição; Elisa Fraga, coordenadora de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ); Andréa Amin, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ); Somaine Cerruti Lisboa e Roberta Maristela, respectivamente, coordenadora e subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ).

mprj
mp em mapas
institucional
plataforma digital
visitas
230 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar