Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, apresentou, nesta sexta-feira (15/09), a plataforma digital “MP em Mapas” ao deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ). A apresentação foi motivada pelo interesse demonstrado por Miro Teixeira em conhecer melhor o sistema "MP em Mapas" apresentado por Gussem no segundo dia do Reage Rio, evento promovido pelos jornais O Globo e Extra, no dia 31 de agosto, para debater o tema ética na vida pública.
Na apresentação desta sexta-feira, o procurador-geral de Justiça mostrou que o “MP em Mapas” foi organizado em três eixos temáticos – social, institucional e administrativo – com camadas de informações integradas. A ferramenta, segundo explicou, faz uso do georreferenciamento, que permite inserir o membro, servidor ou cidadão no local onde os fatos acontecem, da estatística, para traduzir de forma mais simples possível as informações externa e interna, e de dados obtidos pela lei de acesso à informação. “Queremos trazer a ciência para dentro do Sistema de Justiça”, afirmou Gussem.
Eduardo Gussem abordou as funcionalidades e exemplificou o uso da ferramenta em uma região do bairro da Pavuna, com detalhamento de número de domicílios, perfil da população e imagens georreferenciadas da localidade. O cruzamento de imagens de desmatamento e loteamento em uma região a dados criminais registrados na plataforma permitem, por exemplo, analisar a atuação e expansão de milícias. Segundo o procurador-geral de Justiça, a tecnologia empregada permite ir além das limitações geográficas e de segurança da cidade, tornando possível o acesso a realidades que antes não podiam ser observadas.
Durante o encontro, o deputado federal Miro Teixeira comentou sobre a ausência de comunicação entre os órgãos públicos e a importância de integrar o conhecimento coletivo produzido pelas instituições no país. O deputado parabenizou o MPRJ pela iniciativa, defendeu uma ampliação da ferramenta nacionalmente e ressaltou o carácter preventivo do seu uso, permitindo “aumentar a segurança, reduzir estatísticas e o número de crimes” no Estado.
Miro Teixeira comentou ainda sobre a importância da ferramenta no atual momento de crise na segurança pública do Estado. Para ele, sem esse tipo de trabalho “não é possível fazer um mecanismo que garanta ao cidadão que a segurança vai passar a existir”, afirmou. O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto e o gerente da plataforma, Daniel Belchior também participaram da apresentação.
(Dados coletados diariamente)