Revista 90
A 90ª edição da RMP, última de 2024, contou com a colaboração de virtuosos juristas, membros do MPRJ e acadêmicos, os quais nos brindaram com preciosos trabalhos, versando acerca de temas como a questão da tutela penal do direito à vida frente aos novos valores da personalidade humana; a educação básica e pandemia de covid-19 no Brasil; a proteção de filhos e sucessão concorrencial: a escolha pelo regime da separação obrigatória de bens; o valor da equidade revelada pelos Romanos; a conscientização em um mundo apocalíptico; desafios contemporâneos da leitura e educação em prisões; os reais interesses sobre a Amazônia, entre outros, nos cadernos Doutrinas e Observatórios. Também integram este volume a prática ministerial dos combativos membros do MPRJ, reproduzida em Peças Processuais, assim como relevantes acórdãos dos nossos Tribunais Superiores, em Jurisprudência.
Doutrina
Dolo específico na improbidade administrativa: utilização da recomendação pelo Ministério Público como instrumento de prova
Cristiane de Sousa Campos da Paz
O Ministério Público como elemento essencial do processo constitucional brasileiro: novas reflexões sobre a legitimidade no mandado de segurança coletivo a partir do julgamento da ADI nº 5693/CE pelo Supremo Tribunal Federal
Fabrício Barbosa Barros
Regulação não cooperativa: o modelo regulatório administrativo em ambiente de crise federativa
Fabrício Dantas Leite
A tutela penal do direito à vida frente aos novos valores da personalidade humana
Maria Fernanda Dias Mergulhão
Proteção de filhos e sucessão concorrencial: a escolha pelo regime da separação obrigatória de bens
Patricia Pimentel de Oliveira
Educação básica e pandemia de covid-19 no Brasil: efeitos, riscos e possibilidades a partir do cenário de exclusão digital
Rogério Pacheco Alves
Punir como standard de direitos humanos: centralidade de proteção das vítimas no direito internacional dos direitos humanos e no processo penal brasileiro
Valerio de Oliveira Mazzuoli
Antonio Sergio Cordeiro Piedade
Observatório
OBSERVATÓRIO JURÍDICO
OBSERVATÓRIO FILOSÓFICO
OBSERVATÓRIO LITERÁRIO
Peças Processuais
PEÇAS
Peça Processual. Parecer. Processo Administrativo. Consultoria Jurídica. Semelhança entre o logotipo do Grupo de Adoção (GAA) Boas Novas - Projeto Cristão de Apoio à Adoção de São Paulo e o logotipo do Sistema deste Ministério Público, Quero Uma Família Semelhança. A impossibilidade de utilização de Logotipos ou marcas criadas em sistemas, projetos e programas do Ministério Público, ainda que não registrados perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, por particulares.
Emerson Garcia
Jurisprudência
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Jurisprudência Criminal
AGRAVO REGIMENTAL NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA REVISÃO CRIMINAL Nº 5.529/ PARANÁ. AGRAVO REGIMENTAL NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA REVISÃO CRIMINAL. ACÓRDÃO DE TURMA. JULGAMENTO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO. FALTA DE IDENTIDADE ENTRE OS FUNDAMENTOS DA AÇÃO REVISIONAL E O OBJETO DO RECURSO. INVIABILIDADE DA REVISÃO CRIMINAL. AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
Jurisprudência Criminal
REFERENDO NA MEDIDA CAUTELAR NA REVISÃO CRIMINAL Nº 5.508/RONDÔNIA. PENAL E PROCESSUAL PENAL. REVISÃO CRIMINAL. MEDIDA CAUTELAR. EFEITOS DA CONDENAÇÃO. AUSÊNCIA DE FUMUS BONI IURIS E PERICULUM IN MORA. FUNDAMENTOS ANALISADOS E AFASTADOS PELO PLENÁRIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. MEDIDA CAUTELAR NÃO REFERENDADA.
Jurisprudência Cível
RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 1.186.735 / RIO DE JANEIRO. RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ESTADUAL. DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. LEI 6.901/2014 DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ARTIGO 37, IX, DA CRFB/88. NORMA DE REPRODUÇÃO OBRIGATÓRIA. ARTIGO 77, XI, DA CONSTITUIÇÃO FLUMINENSE. CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO. REPERCUSSÃO GERAL DO TEMA JÁ RECONHECIDA. TEMA 612. REQUISITOS DE TEMPORARIEDADE E EXCEPCIONALIDADE. PREVISÃO GENÉRICA E ABRANGENTE. INCONSTITUCIONALIDADE DE PREVISÃO EXEMPLIFICATIVA E GENÉRICA DE HIPÓTESES QUE ENSEJAM A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA. PROVIMENTO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO INTERPOSTO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. DESPROVIMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA LOCAL.
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Jurisprudência Criminal
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EM HABEAS CORPUS Nº 155947 / DISTRITO FEDERAL (2021/0340730-3). PROCESSO PENAL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EM HABEAS CORPUS. INQUÉRITO POLICIAL. TRANCAMENTO. SUPERVENIÊNCIA DE DENÚNCIA. RECEBIMENTO DA EXORDIAL. PREJUDICALIDADE. PERDA DO OBJETO. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO PREJUDICADOS.
Jurisprudência Cível
EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RECURSO ESPECIAL Nº 1.766.149/RIO DE JANEIRO (2014/0175543-6). ADMINISTRATIVO. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RECURSO ESPECIAL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ALEGADA IMPOSSIBILIDADE DE REVISÃO, EM RECURSO ESPECIAL, DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE DAS SANÇÕES IMPOSTAS. ACÓRDÃO PARADIGMA QUE NÃO EXAMINOU O MÉRITO DA CONTROVÉRSIA, APLICANDO A SÚMULA 7/STJ. REVISÃO DE APLICAÇÃO DE REGRA TÉCNICA DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO ESPECIAL. NÃO CABIMENTO DOS EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA. ART. 1.043, I E III, DO CPC/2015. ABRANGÊNCIA DA SANÇÃO DE PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA. CARGO OCUPADO NO MOMENTO DO TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO CONDENATÓRIA. PRECEDENTE DA PRIMEIRA SEÇÃO DO STJ. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA, INTERPOSTOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PARCIALMENTE CONHECIDOS, E, NESSA EXTENSÃO, PROVIDOS. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA, INTERPOSTOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, CONHECIDOS E PROVIDOS.
Jurisprudência Cível
AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL Nº 1974401/MINAS GERAIS (2021/0359779-5). PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. FRAUDE NA CONTRAÇÃO DE SERVIÇOS COM DISPENSA DE LICITAÇÃO. PROCEDÊNCIA PARCIAL DOS PEDIDOS. ALEGAÇÃO DE OFENA AO ART. 535 DO CPC/1973. INEXISTÊNCIA. FALTA DE PREQUESTIONAMENTO. APLICAÇÃO DAS SÚMULAS N. 211/STJ E 282, 356/STF. PRETENSÃO DE REEXAME FÁTICO-PROBATÓRIO. INCIDÊNCIA DA SÚMULA N. 7/STJ. DISSÍDIO JURISPRUDENCIAL. COTEJO ANALÍTICO. AUSÊNCIA. ACÓRDÃO RECORRIDO ALINHADO COM A JURISPRUDÊNCIA DO STJ. APLICAÇÃO DA SÚMULA N. 83/STJ.