Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), iniciou nesta sexta-feira (02/08) o Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos. A aula inaugural contou com a presença da coordenadora do CEMEAR/MPRJ, procuradora de Justiça Ana Maria Di Mais; do procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Villela; do coordenador nacional do CONALIS, João Hilário; e do procurador do trabalho, João Carlos Teixeira.
O curso é o primeiro da parceria entre MPRJ e MPT e tem o objetivo de capacitar membros e servidores do MPT. No total, serão cinco aulas teóricas realizadas sempre às sextas-feiras. Ana Maria Di Masi explicou como o projeto foi desenvolvido, “ Temos um termo de cooperação com o MPT e uma das cláusulas diz respeito a essa capacitação, objetivando cada vez mais a autonomia nessa área compositiva. Embora a matéria seja diferente da qual nós lidamos, os métodos são os mesmos. A ideia é difundir cada vez mais essa prática, trabalhando assim, um viés de unidade entre os Ministérios Públicos”, observou.
A aula se iniciou com uma roda de apresentações, seguida de uma palestra ministrada por Di Masi sobre princípios constitucionais e legislativos. Para João Hilário, as aulas são uma oportunidade de unir prática e teoria na resolução de conflitos coletivos. “Essa é a área que a gente mais atua. Temos práticas de solução muito intensas, mas falta a formação teórica, ou seja, o domínio das técnicas de mediação, conciliação e negociação”, avaliou.
(Dados coletados diariamente)