Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), Somaine Cerruti, participou, na manhã desta segunda-feira (05/08), da cerimônia de lançamento do programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, uma parceria da Secretaria de Estado de Polícia Militar e do Tribunal de Justiça do Rio. Também pelo MPRJ, estiveram presentes o chefe de gabinete, Virgilio Stavridis, e a promotora de Justiça Lucia Iloizio, integrante do CAO Criminal/MPRJ.
De acordo com Gussem, o programa, criado para prevenir casos de violência doméstica em território estadual, é muito importante para a área de segurança pública. “Estivemos presentes pois é muito importante a união entre as instituições para resolver os problemas de segurança pública em nosso estado. Parabenizo a Secretaria de Polícia Militar pela iniciativa e ressalto que a relação do MPRJ com a instituição é de articulação permanente”, destacou o PGJ.
A coordenadora do CAO Criminal/MPRJ lembrou que a violência doméstica é responsável pelo maior número de ligações, dentro do Estado do Rio, para a central telefônica da Polícia Militar (190), que atende a chamados da população. “A criação desse projeto é a realização do sonho daqueles que trabalham há anos procurando reduzir as graves consequências dos crimes cometidos dentro das residências e no seio das famílias. E o Estado do Rio, com suas instituições unidas, está fazendo face a esse desafio com o lançamento da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, declarou Somaine Cerruti.
O secretário de Polícia Militar, Rogério Figueredo, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio de Mello Tavares, assinaram o convênio e, logo após a cerimônia, que contou com a presença do governador Wilson Witzel, os policiais capacitados para atuar no programa receberam novas viaturas caracterizadas com a logomarca da patrulha. A “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” atuará em medidas protetivas, acompanhando a mulher e seus familiares que sofreram ameaça.
(Dados coletados diariamente)