Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), finalizou, na segunda-feira (15/07), as aulas do 11º Curso de Formação de Mediadores de Conflitos. O treinamento teve início em abril deste ano e foram ministradas 15 aulas teóricas e práticas com o objetivo de ensinar técnicas de mediação e conciliação nos mais variados conflitos, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. A coordenadora do CEMEAR, procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi, esteve presente no encerramento e ressaltou a importância de o MPRJ proporcionar o curso para membros, servidores e profissionais de instituições parceiras, como o Colégio Pedro II e a Polícia Militar.
“Sendo o Ministério Público agente de transformação social, no seu papel resolutivo, é necessário que nós capacitemos os nossos funcionários, promotores, procuradores e parceiros de todos os setores da sociedade civil para ampliar a capacidade de escuta, compreensão e trabalhar nas adequações dos métodos. Com isso, busca-se a construção de um consenso e de um viés em que os diversos setores da sociedade se sintam representados e acolhidos nas suas verdadeiras necessidades. Essa é a resolutividade do MPRJ e é isso que os métodos autocompositivos e restaurativos possibilitam”, afirmou a procuradora de Justiça.
Carlos Alexandre Duarte, professor do município de Niterói, coordenador da equipe de Orientação Educacional do Colégio Pedro II e formando, afirmou que, como educador, os métodos de conciliação ensinados no curso são diretamente aplicáveis na profissão. Segundo ele, por ser apresentado também por meio de exercícios dinâmicos, o conhecimento transmitido possibilita maior proximidade da realidade da sala de aula. O 11° Curso de Formação de Mediadores de Conflitos apresentou temas como Teoria do Conflito, Técnicas de Negociação e de Comunicação, Diálogos com Múltiplas Partes, Justiça Restaurativa, entre outros, e formou 33 novos facilitadores. O 12° curso, também com carga total de 60 horas, distribuídas por 15 encontros, começará no dia 5 de agosto, com término em 18 de novembro. Abertas, as inscrições podem ser feitas via internet.
(Dados coletados diariamente)