Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), promoveu, nesta segunda-feira (28/01), no foyer do edifício-sede do MPRJ, a Abertura do Ano CEMEAR, iniciada com uma palestra do presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB), Adolfo Braga Neto. Cerca de 100 convidados participaram do evento.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, abriu o encontro e destacou o importante papel da mediação de conflitos. “Este momento é importantíssimo para o MPRJ, que hoje procura solucionar as demandas com uma atuação mais resolutiva, tirando o foco do Judiciário, e a atuação de vocês é fundamental neste sentido”.
A coordenadora do CEMEAR/MPRJ, Anna Maria di Masi, destacou que a função dos mediadores vai além da resolução de conflitos individuais, tendo um papel importante para a cidadania: “Capacitar mediadores é semear cidadania. Quando as pessoas passam a entender as suas responsabilidades, nós temos uma sociedade que amadurece”.
Em seguida, Adolfo Braga Neto abordou em sua palestra o significado de ser mediador, o objetivo, o que significa ordem jurídica justa e as perspectivas “conflito-processo-pessoas”. Adolfo destacou que é fundamental estar sempre atento aos princípios da imparcialidade, independência, isenção, confidencialidade e confiabilidade. “Cada mediação é única. É preciso sempre pensar nisso. Dessa forma, as pessoas se sentem incluídas e veem uma oportunidade naquele encontro”, destacou Adolfo.
Ao fim da palestra, Anna Maria di Masi entregou os certificados de conclusão de curso para os alunos das últimas turmas de capacitação em Mediação de Conflitos – ao todo, foram 62 formados no 9º e 10º curso do CEMEAR/MPRJ . Um dos formandos, o subprocurador-geral de Justiça de Administração do MPRJ, Eduardo Lima Neto, agradeceu em nome dos alunos.
(Dados coletados diariamente)