Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), realizou, nesta quinta-feira (15/08), a primeira aula do minicurso de mediação de conflitos, direcionado para casas de acolhimento, no edifício sede da instituição.
Tiago Duque, facilitador e instrutor do CEMEAR/MPRJ, pontuou que a importância do minicurso para as casas de acolhimento é conceder ferramentas de gerenciamento de conflitos aplicáveis no dia a dia dos abrigos. “A mediação de conflitos proporciona mais recursos para que os profissionais consigam tornar o ambiente de trabalho mais confortável para lidar com esse cenário diário de problemáticas."
Voltado para servidores e profissionais das áreas da saúde e da educação que atuam nas casas de acolhimento, o minicurso tem como objetivo capacitá-los em métodos de negociação e facilitação de diálogos baseados na mediação de conflitos. O projeto foi dividido em dois dias de atividades, com conteúdos teóricos e práticos, a fim de promover uma maior aproximação com a realidade desses profissionais.
No primeiro dia do minicurso, foram apresentadas noções introdutórias de gestão de conflitos e, por meio de dinâmicas e compartilhamento de casos reais, foram ensinadas técnicas de mediação, melhor escuta, compreensão e comunicação não violenta.
A segunda aula do projeto ocorrerá na próxima quinta-feira (22/08) e abordará o processo circular, metodologia voltada para trabalhar em grupos, com o objetivo de fortalecer vínculos entre indivíduos e potencializar a humanidade de cada um.
(Dados coletados diariamente)