Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ) e NATEM (Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar) realizou, nesta terça-feira (07/05), o evento “Aspectos Gerais de um Atendimento Personalizado”, no edifício-sede da instituição. Entre os mais de 270 inscritos, estiveram presentes assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, estudantes e outros profissionais da área da saúde que prestam serviços nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
A palestra foi proferida pelo médico geriatra Virgilio Garcia Moreira, membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-RJ), com o tema “A contribuição do Serviço Social e da Psicologia no atendimento aos idosos institucionalizados”. O palestrante discorreu sobre a história, atuação dos profissionais e a necessidade de humanização no atendimento aos idosos das ILPIs, que deve ser multidisciplinar. Destacou, ainda, a importância de espaços de troca como este, onde há horizontalidade do diálogo.
Integraram também a mesa de abertura a promotora de Justiça Renata Scharfstein, subcoordenadora do CAO Idoso/MPRJ; Maria Fernanda Horta, psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ); e as assistentes sociais Marcela Lobo e Thaissa Pereira, também do NATEM.
De acordo com a equipe técnica do NATEM/MPRJ e do CAO Idoso/MPRJ, o evento teve como objetivo falar da importância da construção do atendimento personalizado dentro da Instituição de Longa Permanência para Idosos, preservando a identidade e singularidade dos idosos que estão inseridos nessas instituições de acolhimento.
Serão realizadas ao longo do ano duas palestras destinadas aos assistentes sociais e psicólogos a fim de manter um diálogo e aprimoramento profissional sobre a atuação de profissionais nas ILPIs do Estado. No próximo encontro, com previsão para 28 de agosto, será discutido o tema “A importância do trabalho do Assistente Social e Psicólogo na garantia do atendimento personalizado”. Já no terceiro e último, previsto para o dia 21 de novembro, os profissionais que estiveram presentes nos dois últimos encontros poderão apresentar o estudo sobre o tema em questão.
(Dados coletados diariamente)