Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por intermédio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias, realizou, na quarta-feira (03/07), na sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e InstitucionaL (CRAAI) de Duque de Caxias, evento sobre “Demência”. Promovido em conjunto com a Unigranrio, o encontro foi voltado para equipes técnicas do MPRJ e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de municípios da Baixada Fluminense.
O evento contou com a participação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso PDEF/MPRJ), Cristiane Branquinho, e do promotor de Justiça titular da PJPIPD de Duque de Caxias, Guilherme Macabu Semeghini que ressaltaram a importância da união e cooperação técnica da universidade na formulação de medidas que melhorem a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Cristiane Branquinho lembrou, em sua fala, da relevante função do Ministério Público na fiscalização da atuação dessas instituições, objetivando a efetiva proteção dos direitos dos idosos.
Com o objetivo de levar informação qualificada aos participantes, e assim melhorar o atendimento aos idosos, o MPRJ e a Unigranrio realizaram o evento, com palestras durante a manhã. O psiquiatra e professor visitante da Unigranrio, Dr. Jerson Lacks, palestrou sobre a demência; a doença de Alzheimer, seu diagnóstico e o uso de escalas de avaliação; entre outros assuntos ligados ao tema. Na ocasião, a professora Roberta Barzagui, coordenadora-geral do curso de Psicologia da instituição superior, enfatizou a importância do evento como fonte de informação e esclarecimento a quem trabalha na área. Ela destacou o início de uma parceria entre MPRJ e Unigranrio que visa à elaboração de estratégias para melhorar o atendimento dos idosos institucionalizados, produzindo impacto positivo na melhora da qualidade de vida daqueles que ali residem.
Encerrando o encontro, o promotor de Justiça Guilherme Macabu agradeceu a participação dos presentes e informou que o evento representou apenas o início da realização de um projeto que será levado às instituições da região. “O intuito do MPRJ e da Unigranrio é capacitar a equipe técnica das ILPIs, auxiliando-a na elaboração de protocolos e fluxos que serão implementados, colaborando no acompanhamento e na atenção ao idoso institucionalizado”, finalizou.
(Dados coletados diariamente)