Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) assinou, na tarde de quarta-feira (03/07), acordo de cooperação com o Museu do Amanhã, destinado ao compartilhamento de dados, análises e informações de interesse público e institucional, incluindo aqueles constantes do ‘MP em Mapas’, plataforma digital com estatísticas e informações georreferenciadas sobre as áreas de atuação do parquet fluminense. O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e Ricardo Piquet, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), entidade gestora do museu. O acordo tem prazo inicial de vigência de cinco anos.
O convênio é relevante por estimular melhores práticas na área de gestão do conhecimento e da transparência pública, recursos indispensáveis à organização estratégica das instituições e à tomada de decisões. A reciprocidade de informações poderá resultar em benefícios para toda a sociedade, com geração de ideias e projetos comuns. “Estamos de portas abertas para esse intercâmbio de conhecimento e experiências, fator que poderá resultar em grandes iniciativas, em especial nas áreas da cultura, tecnologia e conhecimento, nas quais o Museu do Amanhã é referência”, pontuou Eduardo Gussem.
"É motivo de honra e satisfação poder contar com o MPRJ nas causas que abraçamos, seja em prol da nossa relação com o meio ambiente ou com a qualidade de vida, considerando todas as tendências que nós pesquisamos e abordamos no Museu do Amanhã. Estabelecer essa cooperação com o Ministério Público é importante passo pois, para além do apoio institucional, haverá compartilhamento das bases de dados, informações e pesquisas, que serão disponibilizadas para o museu para que possamos levar mais conhecimento à população. Acredito que será uma parceria profícua. Começamos hoje, muito animados, essa relação em prol da ciência e de todas as causas que o MPRJ e o Museu do Amanhã abraçam de forma conjunta”, apontou Ricardo Piquet.
Também participaram da solenidade de assinatura do convênio a promotora de Justiça Elisa Fraga, coordenadora de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Luiz Roberto Arueira da Silva, assessor da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG/MPRJ), e Vinicius Sampaio, da Diretoria de Licitações e Contratos (DLC/MPRJ), além do diretor-executivo do IDG, Henrique Oliveira, da diretora de Marketing e da assessora de Comunicação do Museu, Julianna Guimarães e Claudia Lamego, respectivamente.
(Dados coletados diariamente)