Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, recebeu nesta terça-feira (07/05) a visita de 38 alunos da 9ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Alencastro Guimarães, em Copacabana, para uma visita ao corredor cultural da instituição, dentro do projeto “Caminhos da Cidadania”. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, apresentou aos estudantes a exposição “Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro” e aproveitou para convidá-los a conhecer, também, a plataforma digital “MP em Mapas”, que se utiliza de técnicas de georreferenciamento e inteligência artificial para reunir e tratar dados das mais diferentes áreas de atuação do MPRJ.
“A atuação ministerial é muito abrangente, lidamos com temas diversos e temos grupos específicos de auxílio aos nossos membros, como os de combate à corrupção e ao crime organizado e o Centro de Apoio Operacional à área educacional, representado aqui pela sua coordenadora, promotora de Justiça Débora Vicente. Nós atuamos como fiscais da lei e, para exercer essa função de maneira mais eficiente, estamos investindo fortemente em tecnologia de dados”, explicou Gussem.
O projeto “Caminhos da Cidadania” é uma parceria entre o MPRJ e o Museu Histórico Nacional e vai levar estudantes de diferentes escolas às duas instituições. Os alunos, que estavam acompanhados da coordenadora da escola, Alice Rosa Pereira, de cinco integrantes da área docente e de representantes do Museu, entre eles o responsável pelo Núcleo de Educação, Diogo Tubbs, chegaram à sede do MPRJ e percorreram a pé o caminho até o Museu, onde assistiram à exposição permanente “A Cidadania em Construção: 1889 à atualidade”, retornando logo após ao MPRJ.
Coordenador do Centro de Memória, o procurador de Justiça Márcio Klang, lembrou aos alunos que a exposição “Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro” é a primeira do novo corredor cultural da instituição. “Nossa proposta com estas atividades é desmistificar o papel do MPRJ para a sociedade civil. E a presença de estudantes aqui em nossas instalações é muito importante neste sentido. Nossa função é muito mais abrangente do que muitos imaginam”, declarou.
A professora de História da Alencastro Guimarães, Renata Lira, que acompanhou a visita e foi responsável pela vinda dos alunos ao MPRJ, ressaltou a importância do projeto. “É muito importante para os alunos esse tipo de experiência, tanto aqui quanto no Museu Nacional. Eles fizeram atividades pedagógicas de exploração do acervo e isso é insubstituível em termos de conhecimentos adquiridos”, destacou a docente.
As escolas interessadas em participar da visitação ao corredor cultural do MPRJ e do projeto “Caminhos da Cidadania” podem entrar em contato com o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior através do telefone 2215-9640 ou do e-mail memoria.secretaria@mprj.mp.br.
(Dados coletados diariamente)