NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Rio de Janeiro
MPRJ inaugura Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves com a exposição 'Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro'
Publicado em Thu Dec 13 20:05:40 GMT 2018 - Atualizado em Thu Dec 13 20:05:35 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello De Araújo Júnior (CDM/MPRJ), inaugurou nesta quinta-feira (13/12), como parte das atividades da Semana do Ministério Público, o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves e a exposição ‘Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro’.

A mostra inaugura um espaço destinado a divulgar a trajetória e a missão constitucional do MPRJ, por meio do resgate e da exibição de documentos históricos, objetos iconográficos e tecnológicos, com instalações físicas e virtuais. São painéis que contam passagens da história do Ministério Público, personagens marcantes da instituição, as diversas sedes do MPRJ, notícias sobre ações impactantes, entre outros. A exposição avança até instrumentos modernos implementados na instituição,  como, por exemplo, um estande sobre a plataforma digital ‘MPRJ em Mapas’. Todos os painéis acompanham QR Codes, que possibilitam a leitura ótica pelo aparelho celular. Com isso, o visitante obtém mais informações sobre os temas da exposição.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem,  lembrou que Stênio Lutgardes Neves dedicou sua vida inteira ao Ministério Público – foram 26 anos na instituição. Além disso, quando voltou para a advocacia, dedicou-se a defender membros do Ministério Público quando atingidos ou atacados no exercício de suas funções. “O Corredor Cultural inaugurado hoje é também um trabalho esplendoroso do procurador de Justiça Marcio Klang, à frente do Centro de Memórias João Marcello de Araújo Júnior. É um espaço que vai servir para que possamos relembrar momentos históricos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Precisávamos dar de presente à instituição este momento, este espaço”, disse Gussem.

O procurador de Justiça Marcio Klang, curador da mostra, destacou que o Ministério Público do Rio tem uma rica história que deve ser conhecida. “É realmente um dia especial porque é a primeira exposição que o Ministério Público do Rio, que existe há 127 anos, faz de si mesmo, contando sua história, desde a primeira constituição, de 1891. Temos muita história para contar e esse foi o primeiro movimento que tivemos neste sentido. Valeu a pena”, disse. A família de Stênio Lutgardes Neves prestigiou a abertura do corredor, que contou com discursos da neta Natasha Neves e do neto Thiago Fragoso. O novo espaço de exposições com cerca de 100 metros quadrados funciona no quarto andar do edifício das Procuradorias de Justiça do MPRJ, com acesso pela Praça Procurador Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos.

 

423 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar