Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, nesta segunda-feira (10/12), as primeiras atividades da Semana do Ministério Público. Abrindo a programação, foi realizada, durante a 12ª Sessão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, a homologação do resultado da eleição para procurador-geral de Justiça, realizada em 03/12, que culminou com a recondução de Eduardo Gussem ao cargo de PGJ com 93,28% dos votos. “Quero dividir com os senhores a alegria de ter passado por mais esse processo eleitoral. Um processo que mostrou a união de nossa instituição, determinada a se reposicionar para um modelo mais moderno, com novas ferramentas e adotando a política de governos abertos”, afirmou o PGJ.
Ao fim da sessão, o procurador de Justiça Márcio Klang enalteceu a homenagem ao procurador de Justiça Simão Isaac Benjó, a quem classificou como um membro de “trajetória inigualável, que deixou uma marca significativa”. O filho de Simão Isaac, Roberto Benjó, também leu aos presentes alguns trechos de orações proferidas pelo pai, que demonstram um pouco de seu pensamento sobre a educação e sobre o papel do Ministério Público.
Em seguida, foram inauguradas as novas galerias de retratos dos membros dos Órgãos Colegiados do MPRJ e a placa do Auditório Procurador de Justiça Simão Isaac Benjó. O PGJ descerrou os painéis e a placa ao lado do procurador de Justiça Ricardo Martins, decano do Conselho Superior do Ministério Público, da procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea e de Roberto Benjó.
Almoço de confraternização
No início da tarde, houve o almoço de confraternização dos procuradores de Justiça promovido pelo Centro de Procuradores de Justiça (Ceprojus). “Essa reunião já faz parte do calendário do MPRJ e é sempre bom reencontrar os amigos, colocar a conversa em dia e participar desse momento de união de toda a instituição”, declarou o PGJ.
Presidente do Ceprojus, a procuradora de Justiça Maria do Carmo dos Santos Casa Nova destacou a expressiva participação dos membros. “A participação foi fantástica, todos aderiram. Eu acho muito importante essa confraternização porque o nosso trabalho é por vezes isolado, por isso o Centro tem a função de reunir os procuradores de Justiça para confraternizações como essa”, disse.
As atividades da Semana do Ministério Público serão encerradas na sexta-feira (14/12), Dia Nacional do Ministério Público. Na data será realizada a Sessão Solene de Entrega do Colar do Mérito do MPRJ, da Medalha Annibal Frederico de Souza e a entrega do Prêmio MPRJ Ideias Inovadoras.
(Dados coletados diariamente)