Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) inaugurou na manhã desta terça-feira (11/12), como parte das comemorações da Semana do Ministério Público, a nova galeria de retratos dos corregedores-gerais do MPRJ, com a inclusão do retrato do ex-corregedor-geral Pedro Elias Erthal Sanglard, que foi homenageado, e a padronização das fotos de todos os seus antecessores.
Representando o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, destacou a importância da homenagem. “A corregedoria é um órgão muito importante, independente, a expressão da harmonia e do sistema de pesos e contrapesos vigente no MPRJ. Nós temos hoje nesta parede pessoas que ocuparam o posto mais importante deste órgão e que registraram um passo importante do nosso progresso institucional, pois tiveram uma função árdua, de acompanhar os colegas no exercício de sua função, com equilíbrio e independência. O MPRJ deve a todos os que têm seus retratos na parede um agradecimento profundo e sincero”, afirmou.
Corregedor-geral do MPRJ entre os anos de 2014 e 2018, o procurador de Justiça Pedro Elias Erthal Sanglard se emocionou com a homenagem. “Eu gostaria de agradecer à iniciativa da atual corregedora-geral, doutora Luciana Sapha, de inaugurar esta galeria, à administração atual, cuja parceria foi muito importante para que pudéssemos melhorar a atuação da Corregedoria-Geral em prol dos seus objetivos maiores, o controle e a orientação dos colegas, aos ex-corregedores-gerais presentes a esta cerimônia, à doutora Maria do Carmo Casa Nova, que representa hoje aqui o Centro dos Procuradores de Justiça, ao presidente da Associação do MPRJ (Amperj), doutor Luciano Mattos e a todas as pessoas que estiveram ao meu lado durante o período em que ocupei o cargo”, declarou.
A corregedora-geral do MPRJ, Luciana Sapha, lembrou o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor. “O doutor Pedro Elias desenvolveu diversas atividades de inegável avanço institucional, como a criação do Conselho de Decanos, a realização de concursos para estagiários forenses, a implantação do relatório estatístico para os procuradores de Justiça e a digitalização de procedimentos concluída recentemente. Essas conquistas representam o alicerce sobre o qual a equipe atual se debruça para lidar com os desafios ainda inéditos que iremos enfrentar”, finalizou.
As atividades da Semana do Ministério Público serão encerradas na sexta-feira (14/12), Dia Nacional do Ministério Público. Na data será realizada a Sessão Solene de Entrega do Colar do Mérito do MPRJ, da Medalha Annibal Frederico de Souza e a entrega do Prêmio MPRJ Ideias Inovadoras.
Acesse a programação da Semana do Ministério Público.
(Dados coletados diariamente)