Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ) realizou, nesta quarta-feira (20/09), curso de capacitação voltado para integrantes dos Conselhos Municipais do Idoso e equipes técnicas dos Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Rio de Janeiro. O curso foi realizado na sede do MPRJ, no Centro do Rio.
O evento teve como objetivo replicar aos presentes o modelo de treinamento já adotado pelo CAO Idoso em outros municípios do interior, levando aspectos jurídicos e relativos às atividades de serviço social e saúde aos integrantes dos ILPIs. Segundo o coordenador do CAO Idoso, Luiz Cláudio Carvalho , uma das formas de melhorar os serviços prestados dentro das entidades de atendimento a idosos é a disseminação do conhecimento por meio da capacitação, que assume ainda maior relevância quando direcionada ao público que possui maior dificuldade para acesso à informação tecnicamente qualificada.
Foram realizadas três palestras. Na primeira, o promotor de Justiça Luiz Claudio falou sobre as funções dos conselhos de direitos e aspectos jurídico-contratuais do abrigamento em ILPIs. Em seguida, o perito do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) Rômulo Delvalle abordou as escalas utilizadas para a classificação dos idosos por grau de dependência, a atuação dos profissionais de saúde dentro da ILPI e questões ligadas à contenção.
A terceira a palestrar foi a assistente social e técnica pericial do GATE/MPRJ Renata Rios. Ela defendeu que a personalização do atendimento é o melhor caminho a ser seguido, com a adaptação do atendimento ao perfil do público residente, ofertando a cada idoso os cuidados e atividades que lhe forem mais adequados.
(Dados coletados diariamente)