Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso PDEF/ MPRJ) realizou, na quarta-feira (07/06), curso de capacitação para os profissionais do Centro Educacional Terra Santa, em Petrópolis.
Voltado para os conselheiros do Conselho Municipal do Idoso e equipes técnicas de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) daquela cidade, o evento tratou da legislação e das melhores práticas ligadas aos serviços destinados aos idosos prestados por entidades de acolhimento.
Foram realizadas três palestras. Na primeira, o coordenador do CAO Idoso/ MPRJ, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, falou sobre as funções dos conselhos de direitos e aspectos jurídico-contratuais do abrigamento em ILPIs. Em seguida, a perita do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/ MPRJ) Renata Riosdiscorreu sobre a atuação da assistente social dentro do ILPI, bem como sobre os protocolos obrigatórios.
Por fim, o também perito do GATE/MPRJ Rômulo Delvalle abordou as escalas utilizadas para a classificação dos idosos por grau de dependência, a atuação dos profissionais de saúde dentro da ILPI e as questões ligadas à contenção.
O evento contou com a presença do promotor de Justiça Celso Quintella Aleixo, titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Petrópolis.
(Dados coletados diariamente)