NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)
Publicado em Fri Nov 09 10:45:27 GMT 2018 - Atualizado em Fri Nov 09 10:46:44 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta quinta-feira (08/11) representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), que estão no Brasil para produzir um relatório sobre o país. Foram abordados no encontro a investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes e temas relacionados à segurança pública no estado. A comitiva foi recebida pelo procurador-geral de Justiça interino Ricardo Martins, entre outros membros do MPRJ, e pelo defensor público-geral, André Castro, e integrantes da Defensoria.  “O Ministério Público não abre mão do papel de defesa dos direitos humanos. Estamos abertos a toda a colaboração e para prestar as informações necessárias para o trabalho da Comissão”, afirmou Ricardo Martins ao abrir o encontro.  

A comissária da CIDH Antonia Urrejola, relatora do trabalho sobre direitos humanos no Brasil, avaliou como “muito boa e importante” a reunião que tratou dos avanços da investigação do crime e das medidas cautelares em favor dos familiares das vítimas. “Para nós, e entendo que também para os brasileiros, o caso Marielle é emblemático. É o assassinato de uma liderança do Rio, que tinha um papel político muito importante e que representava a mulher negra, LGBTI da favela. Para a comissão, o tema dos assassinatos de defensores de direitos humanos é uma preocupação fundamental”, afirmou Antonia Urrejola ao fim do encontro.   “O Ministério Público e a Defensoria Pública são aliados naturais muito importantes para este trabalho em todo o país”, avaliou a comissária.

Antes de chegar ao Rio, nesta quinta-feira, o grupo já passou por pelo menos sete estados, tendo iniciado a viagem por Brasília na segunda-feira. Entre os temas que serão abordados no relatoria pela comissão no Brasil estão os direitos das mulheres negras, dos trabalhadores rurais e também a temas ligados aos povos indígenas.

Além de Antonia Urrejola, participaram da reunião, pela Comissão de Direitos Humanos,  Marisol Blanchard, Dario de Negreiros e Tatiana Teubner. Também estiveram presentes a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério dos Direitos Humanos, Luciana Peres; o diplomata de Relações Exteriores, Daniel Leão; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Daniel Braz; a promotora de Justiça assistente do GAECO/MPRJ, Simone Sibílio; a promotora de Justiça com junto à 23ª Promotoria de Investigação Penal, Leticia Emile; a assessora de Direitos Humanos e de Minorias do MPRJ, Eliane de Lima Pereira; a promotora de Justiça assistente da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias do MPRJ, Roberta Rosa; a coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), Andrea Amin; o defensor público-geral, André Castro; o coordenador do Núcleo de DH da Defensoria Pública, Fabio Amado; o ouvidor da Defensoria Pública, Pedro Strozemberg; o subcoordenador do Núcleo de DH da Defensoria Pública, Daniel Lozoia.

 

 

 

 

marielle franco
anderson gomes
comissão interamericana de direitos humanos
organização dos estados americanos
296 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar