Notícia
Notícia
A Secretaria de Logística da Secretaria-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (SECLOG/MPRJ) adotou uma série de ações para reduzir os custos com veículos em 2017. Uma destas medidas foi substituição da antiga frota própria por carros mais modernos e econômicos, oriundos de contratos de locação, reduzindo assim o custo administrativo da gestão e aumentando sensivelmente a qualidade dos equipamentos colocados à disposição do parquet fluminense. Os motoristas, por sua vez, admitidos por meio da contratação de serviços, passaram por curso de aperfeiçoamento de direção no DETRAN-RJ, buscando, com a capacitação, prestar seus serviços de forma mais profissional, com foco em preservação da vida, direção defensiva e redução dos gastos com manutenção, multas e combustíveis.
“Ao aprimorar o modo de conduzir do motorista, fato que reforça a preocupação do MPRJ com a valorização do profissional, as despesas foram reduzidas e as metas atingidas. A instituição ficou cerca de cinco meses sem receber notificações de multas”, afirmou o secretário de Logística do MPRJ, Ronaldo Bello Guimarães. Além disso, por meio do programa “MP – Motorista Prudente”, a secretaria passou a premiar os melhores motoristas da instituição em uma solenidade especial no final do ano.
A SECLOG/MPRJ vem implantando medidas resolutivas em sua gestão, com o objetivo de enfrentar o período de crise vivenciado pelo Estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. Segundo o secretário Ronaldo Bello, as ações postas em prática geraram importantes reduções de custos operacionais e significativa economia para os cofres públicos, sem prejuízo do crescimento da Instituição.
Com experiência de cinco anos na secretaria, Bello elencou ações propostas pela equipe com o objetivo de racionar insumos e otimizar processos operacionais e financeiros sem prejudicar as atividades do MPRJ. A ordem, de acordo com o secretário, era mapear as contratações e verificar quais poderiam ser renegociadas, o que terminou sendo efetivado em janeiro e fevereiro de 2016.
“O MPRJ seguiu crescendo, investindo, mesmo em meio à grave crise financeira, mas manteve o foco na redução do custeio. Conseguimos, com austeridade, avançar sem onerar o orçamento; ao contrário, fizemos mais com menos e sem perder a qualidade dos serviços”, afirmou.
Ações para o futuro
A austeridade continuará sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Logística, que em breve lançará, em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ, um novo programa voltado para a redução de despesas de consumo para todo o MPRJ, o “MP Consciente”. O projeto consiste em demonstrar o consumo de água, energia elétrica, combustível e papel A4 pelos Centros Regionais, Complexo Sede e outros órgãos destacados do MPRJ. O programa também vai propor boas práticas para a redução desses insumos, estimular uma competição saudável voltada à redução e acompanhar “online” o desempenho de cada grupo durante o 2º Semestre de 2018.
“O caráter inovador da equipe que compõe a Secretaria de Logística é fundamental para a manutenção do equilíbrio entre o crescimento institucional e as ações de austeridade. Vamos continuar priorizando a melhoria contínua dos serviços prestados, sem perder o foco na cautela com os gastos públicos”, finalizou Ronaldo Bello.
(Dados coletados diariamente)