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O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Tecnologia de Informação e de Comunicação (STIC/MPRJ), criou um catálogo de serviços para o usuário, um repositório para as centenas de serviços oferecidos pelo setor. Com a inovação, o usuário, diante de um problema ou dificuldade, poderá entrar no portal do MPRJ e, no local adequado, encontrar, de forma clara e organizada, a lista completa de serviços disponíveis.
“O usuário que desejar um serviço como o conserto de um aparelho de telefone ou o reparo em computador encontrará na relação, de modo simples, a sua solicitação. Também poderá comunicar a ausência de internet ou a queda de rede, por exemplo”, explicou o promotor de Justiça Bernardo Maciel Vieira, secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação do MPRJ.
O promotor explicou que reunir todos os serviços, que antes estavam difusos pelas vários setores da STIC, facilita a gestão dos dados. “Coexistiam diferentes sistemas dentro da STIC para gerir chamados porque para cada pedido havia um sistema próprio, com suas manutenções, construções e particularidades, e que não se comunicavam. O catálogo gerará um ganho de tempo, de recursos e de insumos”, avaliou.
A nova ferramenta unificada também ajudará no estabelecimento de indicadores e metas que atualmente limitam-se a quantificar os chamados, mas não ajudam a mapear quais áreas precisam de mais atenção e, consequentemente, dificultam a mensuração dos gastos e da qualidade do serviço prestado.
“A ideia é, antes de tudo, produzir algo que nos possibilite ter o mapeamento do todo. A centralização dos chamados possibilitará a identificação do processo desde a sua origem de entrada no MPRJ até o destino final, quantificando o custo por cada órgão ministerial”, esclareceu Bernardo Vieira.
(Dados coletados diariamente)