Notícia
Notícia
A Secretaria de Logística da Secretaria-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (SECLOG/MPRJ) estabeleceu uma importante parceria com as coordenações dos Centros Regionais de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAIs/MPRJ) para aumentar a eficiência da gestão. As medidas resultaram em redução de custos administrativos no ano de 2017.
Medidas como a diminuição do consumo de combustíveis, a redução do efetivo de profissionais terceirizados e a releitura dos índices de gastos com materiais de consumo, são exemplos em que a participação ativa das coordenações dos CRAAIs/MPRJ contribuiu decisivamente para uma economia equilibrada, sem prejuízo à qualidade dos serviços.
O comprometimento das coordenadorias dos CRAAIs/MPRJ também foi fundamental para a eficiência das ações de conscientização adotadas pela SECLOG/MPRJ para cumprir as metas de economia estabelecidas para 2017. Entre as principais ferramentas, destacou-se a divulgação de informativos ilustrados, de linguagem simples e direta, disponibilizados aos servidores na intranet. São os chamados “Guias Práticos”. Um desses é o “Guia Prático para a Gestão de Bens de Consumo”, que além de oferecer orientações para evitar desperdícios, dá dicas de acondicionamento adequado de itens para aumento da vida útil deles, e sinaliza quais são os melhores procedimentos para a devolução de materiais duplicados guardados nos setores, como tesouras, grampeadores e resmas de papel, por exemplo.
Outra iniciativa foi a criação de um indicador de consumo na página da SECLOG/MPRJ na intranet, atualizado semanalmente e conhecido como “consumômetro”. A ferramenta apresenta os dados de consumo por tipo de material, com o objetivo de conscientizar os integrantes do MPRJ sobre os gastos. As informações são fornecidas na medida em que os gastos são realizados. Com o auxílio da ferramenta, é possível avaliar as reduções obtidas por meio das medidas de austeridade.
A SECLOG/MPRJ vem implantando medidas resolutivas em sua gestão, com o objetivo de enfrentar o período de crise vivenciado pelo Estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. Segundo o secretário Ronaldo Bello, as ações postas em prática geraram importantes reduções de custos operacionais e significativa economia para os cofres públicos, sem prejuízo do crescimento da Instituição.
Com experiência de cinco anos na secretaria, o secretário de Logística do MPRJ, Ronaldo Bello Guimarães elencou ações propostas pela equipe com o objetivo de racionar insumos e otimizar processos operacionais e financeiros sem prejudicar as atividades do MPRJ. A ordem, de acordo com o secretário, era mapear as contratações e verificar quais poderiam ser renegociadas, o que terminou sendo efetivado em janeiro e fevereiro de 2016.
“O MPRJ seguiu crescendo, investindo, mesmo em meio à grave crise financeira, mas manteve o foco na redução do custeio. Conseguimos, com austeridade, avançar sem onerar o orçamento; ao contrário, fizemos mais com menos e sem perder a qualidade dos serviços”, afirmou.
Ações para o futuro
A austeridade continuará sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Logística, que em breve lançará, em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ, um novo programa voltado para a redução de despesas de consumo para todo o MPRJ, o “MP Consciente”. O projeto consiste em demonstrar o consumo de água, energia elétrica, combustível e papel A4 pelos Centros Regionais, Complexo Sede e outros órgãos destacados do MPRJ. O programa também vai propor boas práticas para a redução desses insumos, estimular uma competição saudável voltada à redução e acompanhar “online” o desempenho de cada grupo durante o 2º Semestre de 2018.
“O caráter inovador da equipe que compõe a Secretaria de Logística é fundamental para a manutenção do equilíbrio entre o crescimento institucional e as ações de austeridade. Vamos continuar priorizando a melhoria contínua dos serviços prestados, sem perder o foco na cautela com os gastos públicos”, finalizou Ronaldo Bello.
(Dados coletados diariamente)