Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH/MPRJ), tem investido recursos na capacitação de servidores na plataforma E-Social, sistema público de escrituração digital que unifica os dados de todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas e entes públicos. Trata-se de uma inovação do Governo Federal para centralizar e uniformizar a gestão das informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias dos setor privado e dos órgãos públicos.
A DRH/MPRJ iniciou o processo de adaptação ao sistema ainda em 2016, buscando capacitação junto ao Comitê Gestor do E-Social, instituído pelo Governo Federal. Com isso, conseguiu adquirir conhecimento suficiente sobre a plataforma não só para uso interno, bem como para compartilhá-la com outras instituições públicas como os tribunais de Justiça (TJRJ) e de Contas (TCE-RJ), a Assembleia Legislativa (Alerj), e os municípios fluminenses.
A integração de esforços dos órgãos estaduais possibilitou a realização de ações de treinamento na plataforma E-Social, ministrados pelas equipes da Receita Federal, Secretaria da Previdência e Caixa Econômica, a custo zero para os servidores estaduais e dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.
No mês de janeiro, a primeira ação de capacitação reuniu mais de 350 pessoas, entre servidores estaduais e municipais. No dia 30 de maio, um novo evento foi realizado, com conteúdo direcionado às necessidades de treinamento do MPRJ, TCE-RJ e TJRJ. O próximo treinamento para servidores estaduais e municipais está agendado para o mês de agosto.
(Dados coletados diariamente)