Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da atuação coordenada da Secretaria de Planejamento e Finanças (SPF/MPRJ) e da Secretaria de Tecnologia de Informação e de Comunicação (STIC/MPRJ), implementou o CLIQ (Controle de Liquidação), sistema desenvolvido internamente para permitir que informações sobre o faturamento dos contratos da Instituição sejam mantidos em uma base de dados unificada.
Segundo o promotor de Justiça Bernardo Maciel Vieira, secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação do MPRJ, o sistema é essencial para que o MPRJ deixe de exercer apenas o controle individual da liquidação de despesa, realizado no processo em papel, e passe a exercê-lo de forma integrada, comparando e detalhando as despesas por localidade (endereço) ou estrutura orgânica.
“O CLIQ permitirá que os gestores de contrato exerçam um controle mais efetivo sobre a sua execução, com a produção de visões que só são possíveis a partir da sistematização dos dados, utilizando a Tecnologia da Informação em benefício da Administração”, explicou o promotor.
Além do sistema CLIQ, a STIC/MPRJ vem implantando outras medidas resolutivas em sua gestão com o objetivo de trazer soluções que ajudem a instituição a enfrentar o período de crise vivenciado pelo Estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. Para detectar os pontos a melhorar, a STIC/MPRJ vem utilizando o modelo corporativo denominada “ITIL” (Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação).
Por meio de um conjunto de publicações sobre melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI, com informações sobre processos, funções e outras habilidades, a ITIL colabora com o provedor do serviço no processo de análises e na entrega das soluções com mais qualidade.
(Dados coletados diariamente)