NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ, MPT e MPF lançam campanha #InclusãoJá para conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência
Publicado em Wed Jan 13 15:42:01 GMT 2021 - Atualizado em Thu Jan 14 18:16:39 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ) e da Coordenadoria de Comunicação Social do MPRJ (Codcom/MPRJ) , em atuação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF), lançou nesta segunda-feira (11/01) em suas redes sociais a campanha #InclusãoJá para promover a inclusão social e ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Até a primeira semana de maio, a cada segunda-feira, será publicado um vídeo em que pessoas com deficiência contam suas vivências, a busca pela vida independente, os desafios do dia a dia, barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais enfrentadas, as mudanças da sociedade necessárias para inclusão, entre outros relatos. Às quartas e sextas-feiras a campanha será reforçada com postagens nas redes sociais relacionadas ao vídeo da semana. Dentro desse conteúdo são inseridas informações sobre os direitos garantidos pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) que se relacionam com as questões postas nos vídeos.

Entre as histórias, está a de pessoas como o professor Daniel Fernandes, que ao ter a filha Laura, de 2 anos, nascida com Síndrome de Down, percebeu como a falta de informação é uma das barreiras para uma sociedade mais igualitária. "As deficiências são muito mais da sociedade, que não consegue se adaptar a essa diversidade humana, do que realmente das pessoas não poderem estar em sociedade com os seus potenciais", diz Daniel Fernandes, que complementa: "Hoje vou atrás de informação e percebo como isso é um déficit que se tem na formação de todos".

Também compartilha sua vivência em sala de aula a professora Carla Philadelpho, cega de um olho e com baixíssima visão no outro. Ela fala sobre sua experiência como professora de alunos cegos ou com baixa visão e também relata os obstáculos que se depara diariamente para utilizar transporte público. "Eu tenho alunos que não copiam do quadro, que não enxergam. Como tenho alunos que sentam bem próximo do quadro e copiam se for uma letra de tamanho razoável", conta Carla Philadelpho.

Os conteúdos apresentam questões ligadas à: diversidade, reabilitação, dignidade, leitura, habilitação profissional, acessibilidade, moradia, vida independente, mobilidade, escola, comunicação, esporte, produção cultural, cultura, transporte público, aprendizagem e mercado de trabalho.

Por meio da campanha, o MPRJ, o MPF e o MPT reafirmam seus compromissos com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e com a promoção da igualdade.

Todos os vídeos possuem versão com audiodescrição, intérprete de libras  e ficarão disponíveis nos canais de YouTubeTwitter e Instagram do MPRJ.

 


Comunicação e inclusão
 

Mobilidade e inclusão

Por MPRJ

 

pessoa com deficiência
mprj
lei brasileira de inclusão
mpf
mpt
cao idoso
direitos
redes sociais
campanha
inclusão já
267 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar