Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio de seu Laboratório de Inovação (INOVA/MPRJ), lançou, nesta terça-feira (03/03), a primeira edição do “Impacta”, o programa de inovação aberta do MPRJ. O objetivo da iniciativa é contratar serviços de incubação e aceleração de startups para solucionar desafios do MPRJ e dos Executivos estadual e municipal. A proposta inicial do programa está disponível para comentários, críticas e sugestões até 20/03, no site oficial do Impacta.
A construção do programa será colaborativa e totalmente transparente. Acreditando na inteligência coletiva, o INOVA/MPRJ convida agentes de startups, da Academia, de empresas e demais interessados para participar. A expectativa da equipe do Laboratório é que o “Impacta” seja o primeiro exemplo no Brasil de contratação pública em conformidade com os padrões de dados abertos definidos pela Open Contracting Partnership (OCP).
Como resultado da parceria com o “Conexão Inovação Pública RJ”, uma rede dedicada a fomentar a inovação no setor público no estado, quem deixar suas sugestões na proposta inicial do programa ganhará 30 “pontos Conexão” (Cx). Os pontos poderão ser trocados tanto no leilão exclusivo de colaboradores do Impacta, quanto nos leilões mensais do programa de recompensas do Conexão Inovação Pública RJ.
Coordenador do INOVA/MPRJ, o promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro defende que o programa marca o início de uma série de experimentações sobre novas formas de contratar inovação. “Há muito o que aprender e testar, a partir do que está sendo feito no Brasil e no exterior, adaptando para a nossa posição institucional e a nossa legislação. Tenho certeza que os aprendizados serão determinantes para uma atuação mais custo-efetiva do MP brasileiro”, afirma Daniel Lima Ribeiro.
Para contribuir, acesse este LINK, e comente diretamente no documento, ou envie suas sugestões para inova@mprj.mp.br.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)