Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através de seu Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), é citado como exemplo de sucesso na proposta de resolução para criar, no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Política Nacional de Inovação e Desenvolvimento do Ministério Público brasileiro. Apresentado no dia 14 de abril pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), Valter Shuenquener, o texto propõe a concepção do Laboratório de Inovação, Unidade e Desenvolvimento do CNMP (Inova/CNMP).
O êxito da experiência de implantação do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Rio é mencionado na resolução, servindo de inspiração para a criação do Inova/CNMP. Dois representantes da CDDF/CNMP, visitaram o Inova/MPRJ, nos dias 13 e 14 de fevereiro, ocasião em que foram apresentados à estrutura, aos projetos, métodos de trabalho e todo o processo de criação do Laboratório, que desenvolve projetos para o incremento da inteligência institucional e o aprimoramento da atuação preventiva da instituição, por meio de uso inovador de técnicas experimentais, ciência de dados e tecnologia da informação. Desde então, o MPRJ segue colaborando para o incremento da cultura de inovação no CNMP.
Segundo a resolução proposta, o Inova/CNMP deverá prospectar e agregar o conhecimento gerado no ecossistema de inovação nacional e internacional; desenvolver e apoiar iniciativas de inovação de cunho experimental, no âmbito das atividades fim e meio do Ministério Público; e fomentar a criação de outros laboratórios de inovação no âmbito dos MPs brasileiros.
(Dados coletados diariamente)