Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (INOVA/MPRJ), foi selecionado para apresentar o seu projeto “Bússola_Baía de Guanabara” (B_BG) na conferência internacional “Water, Megacities and Global Change”, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pela Prefeitura de Paris e pela a Autoridade de Paris para o Saneamento, e que está programada para ocorrer na capital francesa entre os dias 01/12 e 04/12.
O “Bússola_Baía de Guanabara” surgiu de uma parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), com o objetivo de criar ferramentas para monitorar e comunicar o andamento dos acordos firmados em 2019 entre o GAEMA/MPRJ, a CEDAE e o Estado do Rio para retomar as ações de recuperação da Baía da Guanabara. O projeto foi concebido a partir do Fluxo de Transformação, método de trabalho desenvolvido pelo próprio INOVA/MPRJ, que também atua baseado em ciclos curtos de entregas rápidas.
Coordenador do GAEMA/MPRJ, o promotor de Justiça José Alexandre Maximino destacou a importância do Fluxo de Transformação para o desenvolvimento da proposta. “O mais interessante do método de trabalho foi a capacidade dos organizadores de tornar cada participante, membro efetivo ou convidado, como coparticipante do processo de criação e desenvolvimento do projeto. A forma orientada e a didática empregada nos encontros favoreceram que novas ferramentas pudessem ser absorvidas com facilidade”, afirmou.
Em seu primeiro ciclo de desenvolvimento, o projeto gerou um total de 54 indicadores preliminares e oito minutas de ofícios, requisitando os dados necessários ao monitoramento desses indicadores para duas das ações de recuperação da Baía, definidas como pilotos do projeto. A servidora Júlia Rosa, que liderou o B_BG junto a Bernardo Baron no INOVA/MPRJ, ressaltou que a trilha do Fluxo de Transformação usada no projeto é a de abertura e monitoramento de dados: “Assim, ao realizar um próximo ciclo, construiremos uma coleta de dados contínua, para que esses indicadores sejam usados para monitorar e auxiliar o GAEMA/MPRJ e os demais promotores de Justiça que atuam na ponta para uma tomada de decisão rápida e com base em evidências concretas”, disse.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o relatório completo do “Bússola_Baía de Guanabara” através do link http://www.mprj.mp.br/inova/baiaguanabara
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)