Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova_MPRJ), conta com novos colaboradores nessa fase de trabalho remoto. Pelo projeto Fagulha, o Inova_MPRJ tem buscado estimular o espírito inovador de agentes internos e externos ao MPRJ, convidando-os para trabalhar com a equipe do Laboratório por um período determinado, para tarefas de diferentes complexidades.
Atualmente, são seis “fagulhas” trabalhando voluntariamente: Heleno Nunes, promotor de Justiça; Isabela Romancini, Pedro Barros, Rafael Bueno e Rodrigo Dornelles, indicados pela Vetor Brasil, organização da sociedade civil que busca contribuir para a efetividade da gestão pública; e Rafaela Wanderley, aluna de ensino médio da Escola Eleva.
O projeto Fagulha faz parte da missão do Laboratório de disseminar inovação dentro e fora do MPRJ e de fomentar e fortalecer redes. “Aos poucos o Inova_MPRJ vai se tornando o ponto de encontro que imaginamos, para todos os interessados que queiram aprender com nosso método e ferramentas, somando esforços e contribuindo para a solução dos desafios do MPRJ. Em especial nesse momento de combate à COVID-19, contar com essa rede é fundamental”, aponta o coordenador do Laboratório, Daniel Lima Ribeiro.
Rafaela não é a primeira estudante de ensino médio a integrar o projeto. Em janeiro de 2020, os alunos Matheus Guimarães e Rogério Zoghbi também passaram pelo Inova_MPRJ, por meio do Professional Immersion Program da Escola Eleva. Com apenas 16 anos, Matheus foi aprovado recentemente para o Yale Young Global Scholars (YYGS), programa de enriquecimento acadêmico para estudantes de ensino médio de todo o mundo oferecido pela Universidade Yale durante o verão estadunidense.
Os voluntários foram divididos em três projetos diferentes do Laboratório. O administrador Pedro Barros é o segundo fagulha a atuar no Impacta – o programa de inovação aberta do MPRJ. Desde outubro de 2019, o projeto conta com a participação do promotor de Justiça Heleno Nunes.
Em junho, o Laboratório receberá ainda Ryan Zhang, graduando em economia da Universidade de Harvard, por meio do Programa Remoto de Verão da universidade. Zhang auxiliará o Inova_MPRJ também na área de ciência de dados.
(Dados coletados diariamente)