Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), firmou parceria com duas instituições, o Instituto Veredas e o República.org, para aprimorar a gestão de pessoas e a eficiência das unidades da rede pública de saúde. A colaboração resultou na publicação, nesta segunda-feira (16/11), de três sínteses de evidências com respostas rápidas para desafios da gestão hospitalar.
O coordenador do Inova/MPRJ, promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro, destaca que a iniciativa fez parte do desenvolvimento do método experimental do Laboratório, explorando como trazer a atuação baseada em evidências para a missão de controle de políticas públicas do MPRJ.
Diretora do Instituto Veredas, Laura Boeira afirma que a tomada de decisão em gestão hospitalar precisa ser bem informada, além de otimizar suas chances de investir em soluções com impacto positivo, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “As respostas rápidas trazem as melhores e mais atuais evidências sobre o tema, em tempo oportuno e com linguagem simples para uso de gestores e gestoras da saúde do Rio de Janeiro", disse a dirigente.
Eloy Oliveira, diretor executivo do República.org, reforça a necessidade de valorizar servidores públicos e melhorar a entrega de serviços públicos no Brasil. “Nós entendemos que todo profissional público pode desenvolver a sua excelência por meio da busca por uma implementação de políticas públicas baseadas em evidências. E, nesse quesito, ainda temos muito a avançar no Brasil. As parcerias e colaborações estratégicas entre governos e organizações da sociedade civil, como a nossa, são fundamentais nesse processo”, reforça Eloy.
Os documentos, disponíveis em formato web ou para download em PDF, abordam três desafios priorizados pelo Inova/MPRJ sobre o tema, inserido na esfera de atribuição e deveres do MPRJ na tutela coletiva dos direitos à saúde: esgotamento profissional (Síndrome de Burnout); absenteísmo e rotatividade; e modelos de contrato e produtividade. Para cada um deles, o método de respostas rápidas indica o que se conhece sobre a efetividade e a implementação de soluções, promovendo o uso de evidências na formulação e controle de políticas públicas.
A pesquisa para combater o Burnout apresenta possíveis intervenções das mais diversas naturezas - psicossociais, organizacionais, de relaxamento, educativas e até artísticas. O documento sobre absenteísmo e rotatividade destaca estudos focados em averiguar a efetividade de intervenções no local de trabalho, para reduzir o enfrentamento desses problemas, além da perda de emprego, por pessoas com doenças físicas específicas. A síntese de evidências sobre modelos de contrato e produtividade levanta como diferentes modelos de contrato podem influenciar as dimensões de performance, produtividade e qualidade da assistência de profissionais de saúde.
As instituições esperam que o material agregue diferentes atores no desenho, implementação e monitoramento de políticas e intervenções sociais, entre promotores e procuradores de Justiça, gestores e servidores públicos, organizações da sociedade civil, além de profissionais e pesquisadores da área da saúde.
As três sínteses de evidências podem ser acessadas neste site.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)