Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova_MPRJ), órgão vinculado à Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais (SUBPPI/MPRJ), compartilhou recentemente os objetivos e as novidades do seu programa de Inovação Aberta – denominado Impacta – em dois eventos de expressão nacional no sistema de Justiça.
O evento InovAção, promovido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), ocorreu no último dia 04 de maio e reuniu especialistas para discutir o tema em órgãos de controle. Já o evento de abertura do Hackathon do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado em 25 de maio, destinou três painéis para debater modelos de inovação aberta de sucesso no país.
O desenho do Impacta é considerado referência nacional por incorporar inovações em todas as suas etapas. Além de prever, em um mesmo programa, fases de incubação, aceleração e concurso, ele inclui dois momentos de busca por soluções de mercado – quando empresas de médio e grande porte poderão concorrer.
Para Breno Vieira de Gouvêa, representante do Inova_MPRJ nos dois eventos, a inovação aberta é uma oportunidade única para impulsionar a transformação digital no MPRJ. “O intuito é conectar a experiência da instituição à expertise em soluções tecnológicas de atores do ecossistema privado de inovação. Assim, será possível otimizar o trabalho de membros e servidores e, consequentemente, prestar melhores serviços à sociedade”, destacou.
A execução do Impacta terá início no segundo semestre de 2021 e englobará a busca pela resolução de nove desafios relacionados às atividades meio e fim do MPRJ. Os participantes concorrerão apresentando protótipos funcionais para os desafios. Ao final, caso haja interesse do MPRJ, os vencedores seguirão para a fase de desenvolvimento dos produtos e a instituição poderá optar por adquiri-los.
A iniciativa contará com a participação ativa de membros e servidores de três maneiras: como participantes da seleção dos nove desafios; como mentores dos grupos participantes; e como integrantes da banca julgadora dos protótipos funcionais. Em breve o Laboratório abrirá inscrições para cada etapa.
Acesse os sites do Inova_MPRJ e do Impacta para acompanhar novidades.
(Dados coletados diariamente)