Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), recebeu, nos dias 13 e 14 de fevereiro, a visita de uma equipe da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP). Durante os dois dias, o membro auxiliar, Daniel dos Santos Rodrigues, e o servidor Wilfredo Pacheco tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, a equipe e os métodos de atuação do Inova/MPRJ, que desenvolve projetos para o incremento da inteligência institucional e o aprimoramento da atuação preventiva da instituição, por meio de uso inovador de técnicas experimentais, ciência de dados e tecnologia da informação.
No primeiro dia, a equipe da CDDF/CNMP participou do “Lado Sombrio”, atividade integrada ao projeto Bússola - Despoluição da Baía de Guanabara. O projeto tem por objetivo a criação de ferramentas para monitorar e comunicar o andamento das ações de recuperação da baía, previstas nos acordos firmados entre o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema/MPRJ), a CEDAE e o Estado do Rio de Janeiro. Na etapa do Lado Sombrio, os participantes foram desafiados a primeiro prever os problemas – para só depois criar suas soluções.
“Viemos conhecer o Inova e já nos colocaram como cobaias, vamos dizer assim, nessa atividade. Essa ideia de você imaginar o pior cenário, depois construir soluções e verificar se essas têm um equilíbrio, e¿m termos de custo e impacto, é bem bacana. São ideias inovadoras que a gente quer levar lá para Brasília”, comentou Rodrigues sobre o Lado Sombrio.
Em 14 de fevereiro, foi apresentado Fluxo de Inovação Aberta desenvolvido pelo Inova/MPRJ para ser aplicado ao parque fluminense, e foram tratadas questões a respeito do processo de inovação nas fases de contratação pública. Neste mesmo dia, a equipe da CDDF/CNMP foi recepcionada pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, que apresentou a estrutura referente ao Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) e o projeto MP em Mapas, um conjunto de ferramentas e plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento, focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MP fluminense.
Foram discutidas ainda as possibilidades de participação e colaboração do Inova/MPRJ para a facilitação de projetos da CDDF/CNMP, como de busca ativa escolar e o de estímulo à atuação coordenada e orientada para resultados no MP brasileiro. Daniel Lima Ribeiro fez um balanço do encontro e falou ainda sobre as perspectivas de parcerias com a CDDF/CNMP. “Foi uma honra receber a visita do CNMP. Toda a produção do Inova/MPRJ leva em consideração a possibilidade de sua replicação em outros contextos. Queremos disseminar cultura de inovação e fortalecer redes. As chances de a inovação ter êxito são maiores quando os atores estão integrados”, pontuou o coordenador do Inova/MPRJ.
A equipe do Inova/MPRJ busca estimular e disseminar a cultura de inovação na instituição, com a realização de treinamentos e transferência de conhecimentos a membros e servidores. O Laboratório não se resume ao uso de ferramentas digitais para os processos cotidianos de trabalho, com foco também na criação de projetos e soluções eficientes para a defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos, principalmente por meio da formulação de novas políticas públicas baseadas em evidências.
Consumidor Vencedor: Denuncie violações aos seus direitos!
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)