Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ) promoveu, no último dia 03/07, uma oficina de design com representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) como parte do projeto “Migração do Analógico para o Digital”. A iniciativa, criada pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), teve o objetivo de fortalecer a parceria entre MPRJ, TCE-RJ e DPRJ no que diz respeito ao uso de ferramentas tecnológicas para a transformação digital das instituições.
A proposta da oficina foi de iniciar o mapeamento integrado que vem acontecendo entre os três órgãos. Para a realização da atividade, os participantes foram divididos em três grupos, reunindo representantes de todas as instituições envolvidas. Baseada em atividades do Fluxo de Transformação - método de trabalho desenvolvido pelo Laboratório -, a oficina ocorreu em três etapas. Na primeira, os participantes tiveram que reconhecer e priorizar os problemas e oportunidades perdidas devido à falta de integração entre os órgãos. Na segunda, priorizaram qual questão teria o maior impacto e o menor custo para ser tratada o quanto antes. Por fim, na terceira, mapearam os atores que poderiam lidar com as questões priorizadas anteriormente.
Após a realização da oficina, o IERBB/MPRJ realiza a fase de análise e consolidação dos resultados da atividade, além da elaboração de um documento que será compartilhado com as instituições parceiras. A previsão é de que ocorra pelo menos mais um evento neste ano, para apresentar os resultados e definir estratégias conjuntas em prol do avanço em direção à transformação digital.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)