Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria, prestou atendimento à população nesta sexta-feira (16/03), no evento “Ouvidorias Públicas nas ruas”, que reuniu diversos órgãos públicos em estandes montados no Largo da Carioca. A ação ocorre no Dia Nacional do Ouvidor.
A Ouvidoria/MPRJ é o principal canal de interlocução do Ministério Público estadual com a sociedade, responsável por receber as demandas distintas e encaminhá-las para os setores com atribuição. Mensalmente são recebidas em média três mil comunicações. A assessora da Ouvidoria/MPRJ, promotora de Justiça Georgea Marcovecchio Guerra, lembra que as demandas da população variam por região, por isso o MPRJ tem o projeto Ouvidoria Itinerante que objetiva a visita de várias localidades. “A conveniência de realizarmos o evento na Carioca é porque aqui, sendo uma região central de trânsito, permite a captação de demandas de várias localidades. Em cada bairro as demandas são diferentes, por isso precisamos ir até eles saber exatamente o que está acontecendo”, destacou Georgea.
No evento desta sexta-feira, que ocorreu das 9h às 15h, os participantes também puderam receber atendimento para questões relacionadas ao Tribunal Regional do Trabalho, Controladoria-Geral da União, Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura, Auditoria-Geral do Estado e Ministério da Saúde. O ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior, destacou a importância de tirar os órgãos dos gabinetes e levar às praças. “É fundamental essa aproximação do cidadão. Primeiro, para que ele possa conhecer a ouvidoria e saber o que ela pode fazer por ele junto aos órgãos públicos. A segunda razão é a reunião de vários órgãos e a oportunidade do cidadão ir ao local e ser atendido pela União, Estado, Município, Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho, entre outros. Essa simbologia de que todos estão no mesmo local com intuito de defender o cidadão é muito importante”, comentou.
Além dos atendimentos, foram distribuídas cartilhas sobre a violência sexual, dengue, febre amarela, entre outras. O cidadão que quiser comunicar violência doméstica, abuso de autoridade, atuação de milícias, danos ao meio ambiente, fraudes, entre outros, pode fazer contato com a Ouvidoria/MPRJ pelo telefone 127 (ou 21-2262-7015), pelo site www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria, por carta ou presencialmente na sede do MPRJ.
(Dados coletados diariamente)