NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ apresenta "MP em Mapas" para representantes da Universidade de St. Gallen
Publicado em Fri Feb 02 08:55:35 GMT 2018 - Atualizado em Fri Feb 02 08:47:18 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou, nesta quinta-feira (01/02), a plataforma digital “MP em Mapas” para representantes da Universidade de St. Gallen, destacada instituição de ensino suíça. O encontro ocorreu no edifício-sede do MPRJ. Criado em 2015, o ”MP em Mapas” reúne informações sociais, institucionais e administrativas relativas às áreas de atuação do MPRJ. Disponível ao público em geral, a ferramenta permite aos cidadãos a realização de denúncias e o acesso a informações de diversas áreas referentes aos municípios e ao Estado do Rio de Janeiro, além de subsidiar o trabalho de promotores e procuradores de Justiça. A partir do cruzamento e da integração dos vários dados compilados, é possível pensar e elaborar políticas públicas eficientes. 

“Com o avanço da tecnologia, podemos dar aos promotores e procuradores instrumentos para o acompanhamento próximo da realidade de cada órgão de  execuçao. Acoplados ao nosso Centro de Pesquisas e Inovações (CENPI/MPRJ), que também abastece o ‘MP em Mapas’, temos a atuação de três laboratórios. O primeiro deles é o Laboratorio de Orçamento e Políticas Públicas (LOPP/MPRJ), criado para acompanhar a execução dos gastos públicos de forma online, passo a passo, asfixiando a corrupção e permitindo uma atuação preventiva. O Laboratório Legislativo, por sua vez, faz um diagnóstico da atuação de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores. E, por fim, o Jurídico, que analisa e estuda os processos que tramitam no Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) e nos tribunais superiores. Esses dados, uma vez reunidos, potencializam a atuação do MPRJ”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

Assistiram à apresentação o diretor do Instituto de Finanças Públicas, Direito Financeiro e Direito e Economia da Universidade de St. Gallen, professor Peter Sester, a diretora do Instituto de Management da Universidade de St. Gallen, Vanessa Boanada Fuchs, e o gerente de projetos acadêmicos da Swissnex, Pedro Capra. A apresentação do processo de construção do “MP em Mapas” foi feita pelos promotores de Justiça Daniel de Lima Ribeiro, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, e Pedro Mourão, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Belford Roxo. A demonstração prática da ferramenta foi feita pelo gerente do “MP em Mapas”, Daniel Belchior, que exibiu as diversas funcionalidades da plataforma.

O professor Peter Sester mostrou entusiasmo com a proposta da ferramenta desenvolvida pelo MPRJ. “Uma possibilidade de colaboração concreta, com certeza, pode ocorrer na área de administração e governança no setor público, que é muito forte na nossa universidade. Além disso, somos referência em tecnologia. É fato que há pessoas na nossa instituição interessadas em cooperar com esse projeto aqui no Brasil, estabelecer troca de conhecimento e até mesmo de informações”, pontuou. Entre as possibilidades concretas de colaboração entre as duas instituições, foram citados o compartilhamento de experiências inovadoras na área de tecnologias da informação e a possibilidade de realização de debates e seminários.

Ao final do encontro, o PGJ convidou os presentes para uma visita às novas instalações do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), localizadas no Edifício Castelo, no centro do Rio. “Contamos aqui com a atuação de cerca de 100 peritos, nas mais diversas áreas, como meio ambiente, saúde, educação e transportes, entre outras. Essa mudança física é importante, pois representa a ampliação da capacidade de atuar desses profissionais, que vão produzir conhecimento que também será compartilhado no ‘MP em Mapas’, e que servirá de fonte para ações integradas e preventivas", concluiu Gussem. No novo espaço, os representantes da universidade suíça foram recebidos também pelos promotores de Justiça Rafael Lemos e Cristiane de Carvalho Pereira, coordenador e subcoordenadora do GATE/MPRJ.

mprj
mp em mapas
universidade st. gallen
626 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar