Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, recebeu diretores do Instituto de Segurança Pública (ISP), nesta quarta-feira (30/05), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). As duas instituições iniciaram conversas para estabelecer uma parceria para o compartilhamento de dados. Na reunião, Gussem apresentou a plataforma digital “MP em Mapas”, que reúne informações sociais, institucionais e administrativas do MPRJ, dos municípios e do Estado do Rio de Janeiro.
A diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro, afirmou que o objetivo principal da parceria é trocar informações e integrar os trabalhos de pesquisa entre as instituições para definir métodos de priorização dos trabalhos de investigação e ampliar a compreensão sobre a criminalidade no Estado do Rio.
“Estamos conversando para avaliar como podemos trabalhar de forma conjunta, que pesquisas devemos fazer em parceria e para definir projetos em que o Ministério Público e o ISP possam colaborar entre si”, afirmou Joana.
Para o procurador-geral de Justiça, a união em prol da produção de informações e dados de pesquisa vai contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento, não só do MPRJ e do ISP, mas de todo o Estado.
“Esta parceria com o ISP é muito importante para o MPRJ. O instituto tem um trabalho de referência no Rio de Janeiro e no Brasil na área de pesquisa em segurança pública. Esse trabalho em conjunto ajudará muito em nossa atuação neste setor”, disse Gussem.
Ao fim do encontro, ficou ajustado o agendamento de uma nova reunião para dar continuidade à definição dos termos da parceria. Também representaram o MPRJ no encontro a coordenadora da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Elisa Fraga; a coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), Andréa Amin; a assessora de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), Eliane de Lima Pereira; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (CAO Criminal/MPRJ), Somaine Lisboa.
(Dados coletados diariamente)