Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na tarde de quinta-feira (30/11), da solenidade de Outorga da Medalha Mérito da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a procuradora de Justiça Denise Tarin, responsável pelo Projeto Morte Zero, desenvolvido pelo Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), recebeu a condecoração. Criada em 2004, a medalha é entregue a personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à causa da proteção comunitária.
O projeto do MPRJ desenvolve trabalho de mobilização da sociedade para adoção de procedimentos de segurança a serem seguidos em épocas de chuvas. “O Estado do Rio tem um histórico de eventos extremos, o que faz do tema uma prioridade, ainda mais no período do verão, que se aproxima. Quando trabalhamos com uma visão de prevenção de desastres, temos que estar prontos para agir, sobretudo em áreas elencadas como mais vulneráveis, como a Região Serrana, a Baixada Fluminense e a própria cidade do Rio de Janeiro”, afirma a procuradora. Assim, outros meios de atuação do Morte Zero são a realização de campanhas de conscientização e a aproximação dos movimentos sociais do poder público. Este último ponto, aliás, é o grande desafio para 2018.
“Gostaríamos de chegar ao final do próximo ano tendo cumprido nosso compromisso com a máxima prevenção, com a população mais consciente em relação às práticas de segurança. Para isso, estaremos cada vez mais próximos dessas pessoas. E atuaremos no fortalecimento dessa rede de proteção, que reúne a Defesa Civil nas esferas federal, estadual e municipal, além de envolver prefeituras e secretarias diversas, como as da Saúde e Assistência Social. Todos são responsáveis”, defende Denise Tarin, para quem a outorga da Medalha da Defesa Civil é o reconhecimento da integração feita junto ao governo do Estado e os 17 municípios fluminenses mais vulneráveis desde dezembro de 2014, quando foi lançado o projeto Morte Zero.
(Dados coletados diariamente)