Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ) com o projeto Morte Zero, realizou, em parceria com a Unirio, nesta quarta-feira (03/10), oficina de trabalho para o fortalecimento da cidadania e conscientização sobre os riscos de inundações e deslizamentos, em Silva Jardim. O encontro foi realizado no Colégio Sérvulo Mello, com o propósito de sensibilizar e mobilizar os jovens para auxiliarem nas medidas de prevenção tomadas junto às comunidades vulneráveis.
A procuradora de Justiça Denise Tarin, idealizadora do Projeto Morte Zero, comenta que a oficina foi uma oportunidade de construir com os jovens locais uma visão afetiva do território onde vivemos. “A dinâmica apresentada, com o tema ‘O lugar que ocupo’, nos mostrou a importância do nosso espaço e a responsabilidade compartilhada nas ações de cuidado e proteção comunitária”, conta Tarin.
Os participantes eram alunos do ensino médio e do curso de formação de professores. Após o encontro, vários alunos colocaram-se à disposição para se tornarem voluntários do projeto. A ideia, explicou Tarin, é fazer um trabalho com eles nas comunidades vulneráveis às inundações.
A servidora Andrea Melo, do Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ, foi a facilitadora da roda de conversa "Reciclagem: o luxo do lixo". Integraram a oficina a professora Michelle Sampaio e a aluna monitora Ana Beatriz Fajoses, do Laboratório de Ações Sustentáveis (LAÇOS-Unirio).
O projeto Morte Zero desenvolve trabalho de mobilização da sociedade para adoção de procedimentos de segurança a serem seguidos em épocas de chuvas fortes. Outros meios de atuação do projeto Morte Zero são a realização de campanhas de conscientização e a aproximação dos movimentos sociais do Poder Público.
(Dados coletados diariamente)