NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ participa da entrega de medalhas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e recebe homenagem
Publicado em Thu Jul 26 15:26:53 GMT 2018 - Atualizado em Thu Jul 26 15:31:39 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na noite de quarta-feira (25/07), da solenidade de outorga das medalhas do ‘Mérito Penitenciário’, entregues pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) a 64 personalidades civis, militares e servidores da própria pasta que se destacaram pela contribuição para o aperfeiçoamento do sistema prisional fluminense. Na solenidade, realizada no prédio anexo ao Palácio Guanabara, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, foi condecorado com a comenda, recebida das mãos do titular da SEAP, David Anthony. Na ocasião, o PGJ realizou a entrega da medalha a familiares de Antonio Vicente da Costa Junior, numa homenagem póstuma ao ex-procurador-geral de Justiça (biênio 2003-2005) e ex-diretor do antigo Desipe (Departamento do Sistema Penal), falecido em 2012.

“Meu pai dedicou toda a sua vida à recuperação dos internos e criou o primeiro regulamento do que se chamava na época de guarda penitenciária, ajudando a implantar o que seria a semente da atual SEAP. É uma felicidade participar dessa solenidade, ainda mais com essa coincidência feliz, de ter recebido a medalha do Mérito das mãos de Eduardo Gussem, atual procurador-geral de Justiça e afilhado do meu pai. Fico realizada com esse reconhecimento à dedicação do meu pai”, afirmou a desembargadora Mônica Maria Costa Di Piero, que recebeu a comenda ao lado da irmã Nara Costa e dos netos do homenageado, Paloma di Piero e Diego Costa.

Além de David Anthony e Eduardo Gussem, compuseram a mesa oficial da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza; o secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel; o defensor público geral do Estado, André Castro; o interventor federal na Segurança Pública do Rio e comandante militar do Leste, general Braga Netto, o secretário da Intervenção, general Paulo Roberto de Oliveira, o secretário de Administração da Intervenção, general Laélio Soares de Andrade; o secretário de Estado de Segurança, general Richard Nunes; e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey.

“A outorga desta medalha representa o resgate de tradições institucionais. Por isso, marcamos essa solenidade para 25 de julho, data que é tão significativa para toda classe, pois nela foi criada a SEAP e é comemorado o dia do inspetor penitenciário. Estou cada vez mais convicto de que apenas superaremos os desafios da segurança quando o sistema penitenciário estiver devidamente estruturado. Na vanguarda, o Estado do Rio começa a traçar novos horizontes. Não tenho dúvidas de que a união de esforços entre todos os poderes do Estado, agregada ao reforço da intervenção federal, propiciará, em curto espaço de tempo, melhorias significativas na questão material e, sobretudo, na gestão operacional. E dirijo essa perspectiva positiva, em especial, aos inspetores que, de maneira heroica, não têm medido esforços para a superação de dificuldades”, elogiou David Anthony.

O general Braga Netto fez questão de parabenizar o secretário de Administração Penitenciária pela iniciativa. “É com satisfação que participo dessa cerimônia. Ao retomar essa homenagem, esse reconhecimento, David Anthony fortalece o caráter institucional do sistema penitenciário, reforça os valores que precisam ser incutidos nos abnegados que trabalham em prol de toda a sociedade. O país vive hoje uma grave crise de valores. E pequenos atos, além de simbolismos como o representado por essas medalhas, reafirmam o perfil da instituição. O reconhecimento aos que atuam de forma relevante é fundamental para o resgate de valores cruciais”.

Também representando o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, Sérgio Pimentel fez questão de deixar uma mensagem de otimismo, apesar do atual contexto de crise. “Poucas vezes vi um momento de tanta sinergia na vida pública do Rio de Janeiro, com o empenho de todas as áreas, em prol de um objetivo comum. Todos nós queremos fazer com que coisas positivas aconteçam. E, por isso, trabalhamos juntos. Não podemos perder essa janela de oportunidade, em grande parte aberta pelo processo de intervenção federal. Esse é um legado que esse momento histórico vai nos deixar: voltar a pensar o nosso estado de forma conjunta e colaborativa. Nesse sentido, a atenção à situação do sistema penitenciário é fundamental para atingirmos nossos objetivos”, finalizou o secretário da Casa Civil.

Veja a lista dos homenageados com a medalha de ‘Mérito Penitenciário'.

eduardo gussem
seap
medalha
condecoração
mérito penitenciário
antonio vicente da costa junior
698 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar