Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na tarde de quinta-feira (09/08), da solenidade de comemoração do Dia da Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que compreendeu também a entrega da Medalha Mérito Elan Genevois Leite Roxo. Instituída pelo decreto nº 36.432, de 27 de outubro de 2004, a comenda é outorgada pelo comandante da corporação, o coronel Roberto Robadey Costa Junior, também secretário de Estado de Defesa Civil, a personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços em prol do desenvolvimento da assistência à saúde dos bombeiros e de seus familiares. A solenidade oficial foi realizada na Diretoria-Geral de Saúde, no Rio Comprido.
“Esta condecoração foi criada em homenagem ao mestre clínico Elan Genevois Leite Roxo, que se formou na Faculdade de Medicina do Rio em 1939, trabalhou aqui na assistência médica e terminou sua carreira como tenente coronel. Somos a corporação mais antiga do Brasil, estamos completando 162 anos. Em 1984 foi instalada nossa primeira enfermaria, que precedeu a instalação do Hospital Central Aristarcho Pessoa, em 1945, voltado a todos os bombeiros militares e seus dependentes. Seguimos ampliando nossas instalações e capacidade de atendimento. Em 1996, foi criada a Diretoria-Geral de Saúde que, além do hospital, conta com quatro policlínicas, três postos médicos e 17 consultórios localizados em todo o estado”, enumerou o coronel Miúra, diretor-geral de Saúde do CBMERJ.
Segundo o militar, as principais doenças que acometem os bombeiros são as cardiovasculares – além de alguns tipos de câncer. “Atuamos para detectar fatores de risco, traçar diagnósticos e iniciar os tratamentos o quanto antes. Fizemos a capacitação de profissionais da Secretaria de Saúde para enfrentar possíveis epidemias no Rio. Buscamos avançar não só na assistência, mas também no ensino e na pesquisa. Nossa missão é oferecer resposta rápida e efetiva para a população nos casos de acidentes e catástrofes. Para tanto, preservamos a saúde dos nossos militares, capacitamos servidores e oferecemos os meios para que possam exercer as funções de forma plena. Agradecemos a dedicação, o afinco e a competência dos nossos profissionais – fatores que fazem com que o CBMERJ seja uma das instituições mais admiradas e respeitadas do estado”, afirmou o coronel Miúra.
Receberam a medalha as seguintes personalidades civis: o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem; o procurador de Justiça Maurício Assayag, titular da 3ª Procuradoria da 1ª Câmara Criminal; a promotora Maria Fernanda Dias Mergulão, assistente da Assessoria de Recursos Constitucionais Criminais; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Carlos Santos Oliveira; e o médico Sallim Kanaan, também professor da Universidade Federal Fluminense.
“Receber essa medalha, nessa solenidade, é um momento muito importante, sobretudo no sentido da relação institucional que o Ministério Público deve estabelecer com todas as instituições. E, com o Corpo de Bombeiros, não poderia ser diferente, ainda mais pelo trabalho relevantíssimo que essa corporação executa em favor do conjunto da sociedade fluminense. Aqui, neste hospital, podemos testemunhar mais uma vez como é séria e comprometida a atuação desses profissionais”, afirmou Eduardo Gussem.
O procurador Maurício Assayag também comentou a homenagem recebida. “Sinto profundo sentimento de orgulho pois, desde a criação do Grupo de Segurança do MPRJ, convidamos os bombeiros para participar e colaborar conosco, juntamente com a Polícia Militar e outras instituições da área, que ajudaram na concepção da Coordenação de Segurança do Ministério Público. O CBMERJ é instituição coirmã, que presta muitos serviços relevantes à sociedade”, pontuou. “É expressivo o fato de nossa instituição ser reconhecida enquanto parceira, num dia tão importante para a carreira dos bombeiros”, completou Maria Fernanda Dias Mergulão.
Na condição de militares, receberam a Medalha Mérito Elan Genevois Leite Roxo os coronéis Marcello Silva da Costa, Alexandre Santos Pereira, Bruno Braga Martins, Rafael Camilo de Barros Farias, Fabio Picciani Cardoso, Marcelo Silva Laviola de Freitas, Victor Antonio Lourenço Pereira Junior, José Rubens do Amaral Junior e Daniel Freitas da Silva Júnior; além dos tenentes-coronéis Márcio Luis Silva Inocêncio e Flávio Marcio de Azevedo e da major Veronica Santos Albuquerque.
(Dados coletados diariamente)