Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), transmitiu ao vivo em seu canal no Youtube, na quarta-feira (29/07), mais uma edição do projeto “IERBB/MPRJ Conecta”. A educadora Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, falou a membros do MPRJ e a todos os que visualizaram a apresentação sobre o tema “Os impactos da pandemia de Covid-19 sobre as políticas de educação”. A abertura contou com a presença do procurador de Justiça Sávio Bittencourt, diretor do IERBB/MPRJ.
A diretora da FGV e ex-secretária municipal de Educação do Rio ofereceu um panorama da aprendizagem no Brasil e destacou que o baixo desempenho educacional do país no ensino médio deve-se ao acúmulo de insuficiências originadas no ensino fundamental. Apesar das graves deficiências apontadas, Cláudia apontou para novas oportunidades surgidas no momento atual de crise, visando à quebra de paradigmas. A aceleração da inclusão digital de professores e estudantes, escolas mais conectadas, autonomia e adaptabilidade foram alguns traços apontados pela educadora.
A palestrante destacou, também, que o ensino híbrido deverá ganhar força no futuro próximo. Ela explicou que esta metodologia combina aprendizado online com offline e deve ter como objetivo principal desenvolver nos alunos competências como resolução colaborativa de problemas, espírito de esquipe, maior abertura à inovação, entre outras habilidades do século 21.
Esta edição do “IERBB/MPRJ Conecta” foi organizada e mediada pela promotora de Justiça Débora Vicente, coordenadora do CAO Educação/MPRJ que, ao final do encontro, abriu o encontro para que perguntas do público fossem respondidas pela palestrante.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)