NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ fala sobre a atuação do MPRJ na era digital em evento sobre ciência de dados na PUC-Rio
Publicado em Mon May 07 17:14:24 GMT 2018 - Atualizado em Mon May 07 17:14:19 GMT 2018

O procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, participou na manhã desta segunda-feira (07/05) do ECOA PUCRIO, evento de educação digital que reúne especialistas para discutir a ciência de dados como ferramenta de transformação para nossa sociedade, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nesse contexto, Gussem falou sobre a mudança na atuação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) na era digital.

O PGJ destacou que nos últimos anos o MPRJ desenvolveu novas ferramentas para trabalhar o grande volume de dados que passa pela instituição, de maneira a entregar melhores resultados e produtos para a sociedade. São sistemas que permitem, por exemplo, acompanhar em tempo real gastos públicos de municípios e do governo, a implementação de políticas públicas, a atuação do Legislativo e o próprio trabalho dos promotores e procuradores de Justiça.

“Com essas novas ferramentas, é possível que o promotor e o procurador de Justiça atuem como verdadeiros fiscais de políticas públicas, olhando de forma holística e sistêmica tudo que vem acontecendo”, explicou Gussem, que acrescentou: “Podemos fazer hoje essa distinção entre o Ministério Público do séculos XX - reativo, demandista, voltado para o judiciário -, e o do séculos XXI, mais preventivo e resolutivo”.

Além de aprimorar o trabalho dos membros, Gussem lembrou que o Ministério Público fluminense abriu para a população boa parte do banco de dados por meio da plataforma digital “MP em Mapas”. Trata-se de um sistema interativo com interface simples, onde qualquer cidadão pode ter acesso a informações sobre segurança, redes públicas de ensino e de saúde, áreas de proteção ambiental, índices de criminalidade, locais com registro de tiroteio, entre outras. Acesse aqui .

Antes do PGJ, dois outros participantes se apresentaram. O professor do departamento de informática da PUC-Rio Hélio Lopes abriu a série de palestras falando sobre a importância de profissionais de todas as áreas se aprimorarem no campo dos dados. Lopes avaliou que o conhecimento dessa linguagem deve ser visto com importância semelhante a que a língua inglesa teve para as últimas gerações. Em seguida, o diretor de projetos digitais do Grupo Globo, Eduardo Schaeffer, deu exemplos de como é possível gerar valor a partir de dados – os transformando em produtos, serviços e negócios. Também se apresentaram, pela manhã, profissionais do Facebook, da TIM, da B2W, da Mongeral Aegon, da Globo.com e da PUC-Rio. No turno da tarde houve mais 13 palestras relacionadas ao uso da ciência dos dados.

O ECOA-PUCRIO continua na terça-feira (08/05), a partir das 9h, com mais uma rodada de palestras de especialistas. As apresentações podem ser acompanhadas ao vivo aqui .

eduardo gussem
puc-rio
ecoa pucrio
ciência de dados
359 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar