Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, ministrou nesta terça-feira (14/05), no auditório do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), a palestra “Ministério Público Digital e Nova Governança” para os estudantes de Direito da instituição. Ao lado do reitor do Ibmec, Marcelo Lourenço, do secretário estadual de Infra Estrutura, Horácio Guimarães, do subprocurador-geral do Estado, Sérgio Neves, e de docentes da instituição, Gussem ressaltou a importância do papel do Ministério Público para o sistema de Justiça nacional e reiterou que o uso de novas tecnologias, aliado à prática de análise e mineração de dados, é essencial para que os órgãos públicos prestem um serviço mais ágil e eficiente aos cidadãos.
“Eu vou repetir uma frase que eu gosto muito de usar e considero sempre atual. O que nos trouxe até aqui não irá nos levar adiante. Por isso eu digo a vocês que o estudo dos dados, assim como o estudo do inglês ou do espanhol, é de suma importância para o seu futuro profissional, pois essa temática já é fundamental em ambientes gestores nos dias de hoje. Dentro dessa lógica, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) tem investido fortemente em conceitos como inteligência artificial e Big Data”, afirmou o PGJ, lembrando que o MPRJ é o único do país a compartilhar a mesma plataforma digital do Ministério Público Federal.
Gussem aproveitou para mostrar aos estudantes a plataforma digital do MPRJ, o “MP em Mapas”, que reúne em um ambiente georreferenciado informações sobre as diferentes áreas do Estado do Rio. “O crime evoluiu, as milícias hoje tomam conta da cidade do Rio, ou seja, se não nos reposicionarmos ficaremos para trás. Precisamos reorganizar os ambientes públicos e, neste sentido, observamos com grande alegria a parceria que fizemos com o Governo do Estado para que a administração estadual aderisse à nossa plataforma digital, aproveitando a estrutura para implantar uma plataforma própria. Essa medida traz mais integridade e transparência ao setor público no Estado, em um momento muito delicado pelo qual passamos”, afirmou.
O evento debateu aspectos inerentes à área jurídica, entre eles os danos causados pela corrupção à administração pública e medidas adotadas pelos órgãos de controle para combater desvios. O secretário estadual Horácio Guimarães ressaltou os esforços que estão sendo feitos pela administração estadual para recuperar a máquina pública, através de investimentos em gestão. Já o subprocurador-geral do Estado, Sérgio Neves, traçou para os estudantes um panorama do papel da advocacia pública no Estado. O professor Márcio Reis, de Direito Administrativo, falou da necessidade de adoção nas administrações públicas e privadas, de novas tecnologias e conceitos ligados à gestão profissional, e o professor José Francisco Rezende, de Estratégia e Conhecimento, detalhou aos alunos novas tendências na área de governança e gestão administrativa.
(Dados coletados diariamente)