Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, participou nesta segunda-feira (07/5) de solenidade de inauguração da placa comemorativa e da entrega do título honorário de professor emérito na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ). A honraria foi concedida a 37 docentes que se distinguiram por atividades didáticas ou que tenham contribuído, de modo notável, para a evolução e a qualidade de ensino na instituição.
Na abertura do evento, a presidente da FEMPERJ, procuradora de Justiça Lilian Pinho, cumprimentou as autoridades presentes na pessoa do procurador-geral, Eduardo Gussem, que também é presidente do Conselho Curador da FEMPERJ. Além de promotores, procuradores, desembargadores, funcionários, professores homenageados e seus parentes, Lilian Pinho destacou a presença de membros do Órgão Especial e do Conselho Superior do MPRJ.
“A FEMPERJ foi construída pela alma de cada um dos membros do MP. Já era tempo de se reconhecer toda a doação acadêmica dos nossos valorosos colegas professores em prol da capacitação, formação e atualização funcional dos membros do MP e de todos os nossos funcionários. O momento é de comemoração, e as estrelas são os homenageados”, disse Lilian Pinho, a quem Gussem agradeceu pelo empenho e dedicação à FEMPERJ.
“Temos muito carinho pela nossa Fundação Escola e pela vocação acadêmica que ela sempre teve. Sempre fui um estimulador do desenvolvimento científico do Ministério Público. Fazemos isso também na estrutura da própria instituição, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa do MPRJ. E a Lilian, com muita habilidade, vem conduzindo essa relação de instituições coirmãs como a AMPERJ, a FEMPERJ e o IEP/MPRJ”, avaliou o PGJ.
“Todos vocês homenageados aqui merecem o nosso respeito, a nossa consideração e, acima de tudo, a nossa gratidão”, destacou Gussem que cumprimentou os agraciados no nome do desembargador Ângelo Moreira Glioche e do Procurador de Justiça Antonio Carlos Biscaia.
Representando os homenageados, o procurador de Justiça Walberto Fernandes de Lima saudou os colegas de magistério e falou da importância da democracia para o ensino jurídico. “O regime democrático nos permite abrir ao educando uma perspectiva sobre a realidade e sobre a transparência que deve andar ao lado da ciência jurídica”, ressaltou.
Depois da entrega do título de professor emérito, Gussem e Lilian Pinho inauguraram a placa comemorativa com o nome de cada um dos agraciados. São eles:
Adolfo Borges Filho;
Alexandre Araripe Marinho;
Ângelo Moreira Glioche;
Antônio Carlos Biscaia;
Antônio José Campos Moreira;
Antônio José Martins Gabriel;
Antônio Vicente da Costa Junior (in memoriam);
Arion Sayão Romita;
Atamir Quadros Merces (in memoriam);
Carlos Roberto Jathay;
Helcio Alves de Assumpção (in memoriam);
Heloisa Carpena Vieira de Melo;
Heloisa Helena Gomes Barboza;
Humberto Dalla Bernardina de Pinho;
José dos Santos Carvalho Filho;
José Maria Leoni Lopes Oliveira;
Kleber Couto Pinho;
Luiz Roldão de Freitas Gomes (in memoriam):
Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho;
Luiz Fabião Guasque;
Luiz Fux;
Marcellus Polastri Lima;
Marcelo Rocha Monteiro;
Marcos Andre Chut;
Marcos Ramayana Blum de Moraes;
Marfan Martins Vieira;
Maria Tereza Moreira Lima;
Maurício Assayag;
Mendelsshon Cardona;
Nadia de Araújo;
Orlando Carlos Neves Belém;
Paulo Cézar Pinheiro Carneiro;
Ricardo Ribeiro Martins;
Rodolfo Ceglia (in memoriam);
Sérgio Demoro Hamilton;
Simão Isaac Benjó (in memoriam);
Walberto Fernandes de Lima.
(Dados coletados diariamente)